Energia nos Transportes

Durante muito tempo o homem utilizou apenas as próprias pernas como meio de transporte e locomoção. Quando percebeu que poderia transportar cargas maiores usando a tração animal, passou a domesticá-los. Tanto o homem quanto os animais obtinham a energia necessária para manter as suas funções vitais, e ainda realizar trabalho, nos alimentos ( energia em sistema biológico).

A primeira fonte de energia utilizada nos transportes que não vinha de energia de sistema biológico(sem o uso da tração animal), foi a energia eólica, usada na navegação (transporte aquático) até o século XIX. 

No final do século XVIII foram feitos os primeiros os vôos tripulados em balões inflados, inicialmente com ar quente e depois com gás hidrogênio.

Com o desenvolvimento da máquina a vapor (máquina térmica) e de suas aplicações no início do século XIX em locomotivas e barcos, o carvão passou a ser usado como fonte de energia nos transportes. Na segunda metade do mesmo século com o surgimento do motor a explosão, o carvão foi substituído pelo petróleo.

No final do século XIX, também, a energia elétrica já era utilizada nos transportes principalmente nas cidades (trens e metrô).

Durante o século XX, foram desenvolvidos vários tipos de máquinas térmicas, destacando-se entre elas: turbinas a vapor, os motores para aviões, motores para helicópteros, motores propulsores para foguetes. Atualmente encontra-se em desenvolvimento as células de combustíveis ( que usa o hidrogênio como combustível).

Com o aumento do consumo de combustíveis e a necessidade da utilização, cada vez mais intensa dessas novas fontes de energia começam a surgir danos ao meio ambiente.

Index

Página Inicial

Página Principal

Página Anterior