Transporte Aquático

O transporte aquático (por rios, lagos, canais e mares)  tem sido usado desde a antiguidade. Com custo operacional muito baixo, é utilizado no transporte a grandes distâncias, de cargas volumosas de produtos de baixo valor em relação ao peso, como minério.

Os homens das sociedades primitivas  usavam troncos, canoas e pirogas como meio de transporte em rios e lagos utilizando-se da energia armazenada no próprio

 corpo ou da energia cinética das correntezas dos rios.

Não se sabe quando ou onde foi inventada a vela. A primeira notícia da navegação à vela vem do Egito ( III milênio a.C.). Os antigos barcos egípcios tinham uma única vela quadrada e só navegavam com vento a favor. Levou algum tempo até o homem perceber que o vento podia impulsionar um barco contra o vento, não diretamente mas a um ângulo

 menor que 90º, e só recentemente se compreendeu a aerodinâmica desse fato.Até o século XIII, os maiores barcos eram movidos a remo, os remadores ocupavam a maior área do barco sobrando pouco espaço útil para o transporte de cargas. Isso porque o controle do barco era feito por um homem que manobrava um grande remo. Estes barcos usavam uma única vela e que não serviam nos barcos maiores para impulsioná-los, mas somente para auxiliar o piloto a

 dirigir o barco.

 A idéia trazida da China para o Ocidente, no século XIII, por Marco Polo, de navios de vários mastros e do leme de dobradiça ( que multiplicava a força do piloto ) favoreceu o desenvolvimento do transporte marítimo a vela.

Do séculos XV ao XIX a evolução do transporte marítimo a vela foi o responsável pelos grandes descobrimentos, pela

ampliação do mundo conhecido, e pelas mudanças sociais e econômica de vários países.
O transporte marítimo e hidroviário teve dois momentos de evolução extraordinária: no século XIX com a substituição da energia eólica pela energia térmica usada na máquina a vapor (máquina térmica), e no século XX com o uso do petróleo no lugar do carvão como combustível e da utilização do motor a explosão como meio de propulsão. 

Após a segunda guerra mundial, foram desenvolvidas

 turbinas que utilizam  energia nuclear como combustível para gerar vapor para impulsionar tanto navios de guerra, como mercantes. 

No século XX o transporte marítimo perdeu o mercado intercontinental de passageiros para o transporte aéreo, sendo tal perda compensada pelo avanço do transporte marítimo de carga. O transporte marítimo tem um custo cinco vezes menor que o ferroviário, nove vezes menor que o rodoviário e trinta vezes menor que o aéreo.

 

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