Foguete


Fonte Help! Estadão

O termo foguete aplica-se, indistintamente, para qualquer motor que não utilize o ar para a queima do combustível. e para o veículo impulsionado por esse tipo de equipamento.

O princípio para a propulsão de foguetes é baseado na 3ª lei de Newton e no princípio da conservação da quantidade de movimento.

Para cada ação há uma reação igual e oposta. Exemplo: quando a água escapa com força pelo bocal, a mangueira é impulsionada para traz. No foguete, quando os gases queimados escapam em jato forte, através de bocal comprimido, o engenho é impulsionado na mesma direção e no sentido oposto (impulso) .

Os principais sistemas propulsores usados nestes casos são os foguetes químicos ( que empregam combustíveis líquidos ou sólidos) e os nucleares.

Um foguete de várias fases é formado por diversos motores de grande porte que se separam automaticamente do conjunto à medida que o combustível nele contido termina. Este processo diminui gradualmente o massa total do foguete. Conforme a astronave se afasta da Terra, a gravidade vai diminuindo. Uma vez transposta a atmosfera, a resistência do ar desaparece e é possível viajar no espaço sem consumir combustível.

Se a velocidade adquirida pelo foguete variar entre 28.000 km/h 

e 40.000 km/h, ele permanecerá como um satélite artificial, girando ao redor da Terra. Se estiver entre 40.000 e 58.000 km/h, ele poderá sair da órbita terrestre e viajar para outros planetas. Finalmente, se a velocidade do foguete exceder 58.000km/h, a astronave conseguirá avançar além nosso sistema solar.

Index

Página Inicial

Página Principal

Página Anterior