Aviões

Otto Lilienthal ( 1848-1896 ) realizou centena de vôos em seus planadores. Os irmãos Orville ( 1871 -1932 ) e Wilbur Writing ( 1867-1912)  em 17 de dezembro de 1903 destacam-se no primeiro vôo humano motorizado em Kitty Hawak, na Carolina do Norte.
Santos Dumont ( 1873-1932 ), se destaca devido ao seu aparelho ter sido a primeira máquina controlável e mais pesada que o ar a alçar vôo em 23 de outubro de 1906 (14bis). 
Louis Blériot ( 1872-1936 ), francês, introduziu várias inovações em seu projeto tal como a hélice de tração ou dianteira, a asa única (monoplano) e o leme traseiro de direção e profundidade. Seu avião voou da França para a Inglaterra em 25 de julho de 1909.
Deperdussin, em 1912, construiu um avião de corrida monocoque (de casco único ), sólido, leve e com uma aerodinâmica totalmente nova. Os aviões até então tinham estrutura de madeira e cabos metálicos. Hugo Junkers (1839-1935), em 1919 fez voar o seu F13, o primeiro monoplano 

Fonte-COREL MEGA GALLERY

comercial inteiramente metálico, sendo a fuselagem de duralumínio. O F13 originou toda uma família de aeroplano como por exemplo o JU53/3m. Líder da aviação comercial européia na década de 30, juntamente com a Fokker foi incorporada a Lufwafe de Hitler.
 
Um dos primeiros aviões de passageiros modernos foi o Boeing 247 de 1933. No mesmo ano a Douglas lançou o DC-1,, e recebeu encomendas de uma versão melhorada, o DC-2. Em 17 de dezembro de 1935, a Douglas lançou o DC-3 que se tornaria nos 10 anos seguintes o avião padrão para transporte de passageiros e depois para transporte das tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Aviões Modernos

Com o advento do motor de turbina a gás no final da segunda guerra mundial revolucionou a concepção dos aviões,que foi extremamente melhorado pela montagem dos turbomotores.
 

Fonte COREL MEGA GALLERY

A II Guerra Mundial provocou novos progressos: motores mais possantes; maior autonomia; construção de aviões e helicóptero para o transporte de tropas; aperfeiçoamento do radar e do turbocompressor. O Heinkel 178, experimental alemão, foi o primeiro avião de reação a voar, em 27 de agosto de 1939 e  no dia 15 de maio de 1941, 
foi a vez do também avião de reação britânico Gloster-Whittle E28, voar. O primeiro avião de transporte a reação foi o Comet, britânico, lançado em 1952, oferecendo aos passageiros maior rapidez e maior conforto.

Transporte supersônico

O avião Bell X-1, no dia 14 de outubro de 1947, foi o primeiro a ultrapassar a velocidade do som, porém o Concorde de fabricação franco-britânico e o  Tupolev 144 de fabricação russa, foram os primeiros supersônicos a entrarem nos serviços comerciais.

Como voa o avião

A resposta está no efeito que a velocidade do fluxo de ar tem sobre a pressão do ar.  No avião convencional sub-sônico, a face superior da asa é fortemente arqueada. A face inferior da asa pode ser bem plana. A maior parte da sustentação é gerada pela redução da pressão do ar que flui mais rápido encurvando sobre o topo da asa. A sustentação é um pouco acrescida pelo aumento da pressão na parte inferior da asa. 

Em todos os aviões, com exceção dos mais simples, a sustentação em baixas velocidades pode ser muito aumentada pela projeção dos flaps  (abas). Esses dispositivos alteram o perfil aparente da asa, fazendo-se atuar muito mais eficiente sobre o fluxo de ar e intensificando grandemente a diferença de pressão entre as superfícies inferior e superior da asa.

Index

Página Inicial

Página Principal

Página Anterior