No Ensino de Física
Ministrou, no Instituto de Física, 10 disciplinas diferentes. Ultimamente dedica-se ao ensino via WEB.
COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO DE FÍSICA
1) Introdução
O ensino de Ciências, e o de Física em particular, apresenta problemas que só se têm agravado nos últimos anos no Brasil. Creditamos uma parte desses problemas ao uso de tecnologias de ensino pouco motivadoras e à falta de apresentação de conteúdo atualizado. Temos participado de vários projetos voltados para o aperfeiçoamento do Ensino em todos os níveis. Nosso envolvimento nessa área é recente, mas tem-se mostrado muito intenso. Gostaríamos de destacar os seguintes projetos:
2) Projeto “Pró-Ciências”
Coordenador do Projeto “Energia – a essência dos fenômenos”. Trata-se de um programa de treinamento e aperfeiçoamento de sessenta professores da rede pública estadual, visando à integração do tema energia no conteúdo sócio-político-tecnológico e econômico, além da preocupação com a parte formal, conceitual e científica.
3) Editor Adjunto da Revista de Ensino de Física
A convite do Conselho da Sociedade Brasileira de Física é Editor Adjunto da Revista de Ensino de Física.
4) Projeto “Ensino Novo”
O Projeto “Ensino Novo” propõe promover aperfeiçoamento no ensino a partir do uso de novas tecnologias e conteúdo atualizado das ciências, como forma de estimular o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelas ciências físicas, em particular, e pelo processo de criação científica. Num segundo momento, nossa intenção é apresentar temas das ciências dentro de uma abordagem interdisciplinar.
O Projeto “Ensino Novo” tem por objetivo elaborar material didático para o ensino em todos os níveis. A partir desses materiais pretende criar um sistema integrado de ensino.
Os objetivos do Projeto “Ensino Novo” são:
· Produção de Material Didático
· Incorporação de Novas Tecnologias ao Processo Educacional
· Promoção da Integração de Tecnologias e Agentes do Processo de Aprendizagem
· Dar suporte ao Ensino em todos os níveis
Além do desenvolvimento de pesquisa científica, nos próximos dois anos, estaremos envolvidos no Projeto “Ensino Novo”, participando de sua concepção e na função de coordenador do projeto.
5) Textos de Física para o Ensino Médio
Além de coordenar o projeto, estamos elaborando textos de Física Básica para o Ensino Médio;
1. Mecânica para o Ensino Médio
2. Observação e Experimentação na Mecânica
(em colaboração com Nobuko Ueda)
3. História da Mecânica
(em colaboração com Maria José Bechara)
6) Laboratório Didático Virtual
Visa à estruturação de uma comunidade de aprendizagem com atividades interativas, produção e colaboração on-line, dando suporte ao aprendizado de ciências nas escolas públicas do Estado. O projeto foi implantado a partir do ano 2000 de forma piloto em 10 escolas da rede pública e estendido a seguir por toda a rede.
7) Objetos Educacionais
Este projeto visa à construção de um banco de objetos educacionais nas áreas de ciências exatas, biológicas e humanas, para dar subsídios à aprendizagem baseada em projetos.
8) Projetos Educativos
O grupo por mim coordenado tem elaborado outros projetos educacionais, que têm como principal objetivo a melhoria no processo de aprendizagem e na metodologia de sala de aula, introduzindo a tecnologia como recurso. Tais projetos estão em fase de aprovação e implantação e têm como característica a parceria entre Universidades.