Atividades de Ensino
O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada do IFUSP se envolveu na produção de cursos on-line. Iniciamos em 2001 a produção de dois e-cursos: Um curso de Mecânica e outro de Cálculo Diferencial e Integral. Esses cursos estão sendo produzidos dentro do contexto de um programa da Pró-Reitoria de Gradução da USP (http://www.cepa.if.usp.br/e-calculo/).
Em 2006 iniciamos a modernização da tecnologia por trás de um dos
principais projetos desenvolvido pelo CEPA, o nosso ambiente virtual de
aprendizagem e-física (http://efisica.if.usp.br/) . Os objetivos desta migração é tornar viável a manutenção contínua do conteúdo e melhorar a acessibilidade do site.
O CEPA desenvolve o projeto stoa.usp.br, um software de rede colaborativa
com a proposta de oferecer um espaço pessoal na rede para todos os membros da comunidade USP (http://stoa.usp.br/).
Vários outros projetos foram desenvolvidos e hospedados no CEPA: entre
eles estão o site UniversiTI (http://pccepa3.if.usp.br/universiti/), um website dedicado à divulgação de TI nas Universidades e o Portal Rumo à Tolerância do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da FFLCH (http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/).
OBJETIVOS DO GRUPO
- Desenvolver e aperfeiçoar o ensino em todos os níveis.
- Incorporar as novas tecnologias da informação e da comunicação ao
ensino/aprendizagem.
- Produzir e disponibilizar material educacional.
Introdução
O ensino de Ciências, e o de Física em particular, apresenta problemas que só se têm agravado nos últimos anos no Brasil. Creditamos uma parte desses problemas ao uso de tecnologias de ensino pouco motivadoras e à falta de apresentação de conteúdo atualizado. Temos participado de vários projetos voltados para o aperfeiçoamento do Ensino em todos os níveis a partir do uso das novas tecnologias da Informação e da Comunicação. Nosso envolvimento nessa área é recente, mas tem se mostrado muito intenso. Gostaríamos de destacar os seguintes projetos:
- 1. Projeto Energia – A Essência dos Fenômenos
Trata-se de um programa de treinamento e aperfeiçoamento de cento e vinte professores da rede pública estadual, visando à integração do tema energia no conteúdo socio-político-tecnológico e econômico além da preocupação com as partes formais, conceituais e científicas.
- Editor Adjunto de Revistas de Ensino de Física
A convite do Conselho da Sociedade Brasileira de Física é Editor Adjunto da Revista de Ensino de Física e da nova publicação A Física na Escola.
- Projeto “Ensino Novo”
O Projeto “Ensino Novo” propõe promover (introduzir) aperfeiçoamento no ensino, a partir do uso de novas tecnologias e conteúdo atualizado das ciências, como forma de estimular o interesse dos estudantes do segundo grau pelos das ciências físicas, em particular, e pelo processo de criação científica. Num segundo momento, nossa intenção é apresentar temas das ciências dentro de uma abordagem interdisciplinar.
O Projeto “Ensino Novo” tem por objetivo elaborar material didático para o ensino em todos os níveis. A partir desses materiais pretende criar um sistema integrado de ensino.
Os objetivos do Projeto “Ensino Novo” são:
- Produção de Material Didático
- Incorporação de Novas Tecnologias ao Processo Educacional
- Promoção da Integração de Tecnologias e Agentes do Processo de Aprendizagem
- Dar suporte ao Ensino de todos os níveis
1. Textos de Física para o 2º Grau
Participação na elaboração dos seguintes livros-textos de Física Básica para o 2º grau;
física para o 2º grau
MECÂNICA E OPTICA
Observação e Experimentação na Física.
Trata-se de um conjunto de textos, voltados para o ensino médio, elaborados em colaboração com a professora Nobuko Ueta, nos quais os aspectos da observação e da experimentação são ressaltados.
Observação e Experimentação na mecânica.
Texto pronto e já digitado
Observação e Experimentação na óptica
Texto num estágio bastante avançado. Ainda não digitado.
História da Mecânica
Esse projeto visa reconstituir a história da mecânica através de um texto voltado para o leigo. Ele já está pronto e digitado e foi elaborado em colaboração com a Professora M. J. Bechara do Instituto de Física da USP.
LABORATÓRIO DIDÁTICO VIRTUAL
Esse projeto é voltado para a estruturação de uma comunidade de aprendizagem da qual fazem parte um grupo de docentes do Instituto de física da USP e 11 escolas públicas estaduais localizadas no município de São Paulo.
Esta comunidade interage através de um site localizado no IFUSP (http://www.labvirt.if.usp.br/) com atividades interativas, produção e colaboração online, dando suporte ao aprendizado de ciências nas escolas públicas do estado. O projeto foi implantado a partir de Julho de 1999, com o apoio da secretaria da educação, da fundação Vitae e da Fundação Telefônica. Trata-se no momento de um projeto piloto implantado em 11 escolas da rede pública e que deverá ser estendido a seguir por toda a rede.
OBJETOS EDUCACIONAIS
Este projeto visa à construção de um banco de objetos educacionais nas áreas de ciências exatas, biológicas e humanas, para dar subsídios à aprendizagem baseada em projetos. Um número grande de objetos educacionais se encontra no site do projeto didático virtual (www.labvirt.if.usp.br).
6. PROJETOS EDUCACIONAIS
O grupo por mim coordenado tem elaborado outros projetos educacionais que tem como principal objetivo à melhoria no processo de aprendizagem e na metodologia de sala de aula, introduzindo a tecnologia como recurso. Tais projetos estão em fase de aprovação e implantação e têm como característica a parceria entre universidade – entidades do 3º setor – empresas privadas – escola.( http://cepa.if.usp.br/cepa2005/).
7. PRODUÇÃO DE E-CURSOS
O centro de ensino e pesquisa aplicada do IFUSP se envolveu na produção de cursos on-line. Iniciamos em 2001 a produção de dois e-cursos: Um curso de Mecânica e outro de Cálculo Diferencial e Integral. Esses cursos estão sendo produzidos dentro do contexto de um programa da Pró-Reitoria de Graduação da USP (http://www.cepa.if.usp.br/e-calculo/).