Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

O funcionamento de lâmpadas de descarga e lasers a gás baseia-se no fato de que os átomos são excitados pela descarga elétrica e ao voltarem para o estado fundamental emitem luz de frequência n0 = E/h, onde E é a diferença de energia entre os estados fundamental e excitado, e h é a constante de Planck. Note que aqui estamos denominando a frequência de , enquanto que na seção anterior a mesma era f. Entretanto, devido ao fato das moléculas do gás possuirem movimento browniano, a linha n0 adquire uma largura Dn que queremos calcular.

Vamos considerar um gás com n moléculas/cm3, mantido à temperatura T num tubo de Geisler. Após a descarga elétrica observa-se a luz emitida na direção do eixo x com um espectrofotômetro, dando-se particular atenção à raia de frequência em torno de n0. O número de moléculas/cm3 com componente x de velocidade compreendida entre vx e vx + dvxé dada por:

(5.18)

Admitamos que a intensidade total Idn emitida com frequência compreendida no intervalo n e n + d é proporcional a dn. Assim temos:

(5.19)

Entretanto, vx e dvx podem ser tirados da fórmula do efeito Doppler na qual a fonte está em movimento e o observador em repouso, eq. (5.15). Expandindo o denominador para vx/c << 1 chegamos a:

(5.20)

Logo, dvx = (c/n0)dn . Desta forma, cancelando d na expressão para I e usando a eq. (5.20) obtemos :

(5.21)

que é a expressão da gaussiana mostrada na Fig. 5.6.

Fig. 5.6 - Alargamento espectral devido ao efeito Doppler.

Se as moléculas do gás estivessem em repouso, o espectro de frequências observado seria a função d(n - n0). Entretanto, como elas se movem, o efeito Doppler faz com que haja um alargamento desta linha. É fácil mostrar que a largura da linha, DnD, é dada por:

(5.22)

Sergio Carlos Zilio

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.