Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Já vimos que, para que haja corrente elétrica, é condição indispensável que exista um gerador.  Os condutores por onde a corrente vai passar devem ser ligados a um gerador de modo tal a formar um caminho fechado para os íons ou os elétrons.  A esse caminho fechado chamamos circuito elétrico.  Na figura 126 está representado um circuito formado pelo gerador G e pelos condutores AB, BC, CD, DE, EF.


Figura 126

Para se interromper a passagem da corrente elétrica deve-se interromper o circuito elétrico em algum ponto.  Para realizarmos comodamente essa operação usamos dispositivos chamados chaves, ou interruptores.  Uma chave é uma peça metálica AB que tem uma extremidade, A, constantemente ligada ao circuito, isto é, fixa; e uma extremidade B móvel, com a qual se pode abrir ou fechar o circuito.  Assim, na posição 1 da figura 127, a chave AB “abre” o circuito; na posição 2 ela “fecha” o circuito.  São esses interruptores que existem nas residências, e com os quais “acendemos” ou “apagamos” a luz em uma sala, por exemplo.  Examine o leitor um desses interruptores de sua residência.

Figura 127

Monte o circuito elétrico

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.