Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Consideremos na superfície de um condutor um elemento de área muito pequena. Nessa superfície haverá uma carga de valor . O restante do condutor produz em um campo elétrico, que chamaremos . A carga , estando situada em um campo elétrico , fica sujeita a uma força . Chama-se tensão eletrostática em 1, ao quociente do módulo da força pela área



Figura 67

Em um ponto muito próximo da parte central de a intensidade do campo é:

Esse campo é a soma de dois campos: um , produzido pela carga Q contida em S, outro , produzido pela carga contida no restante do condutor. A superfície S sendo muito pequena, pode ser considerada como plana. Logo, o campo que ela produz em tem a intensidade:

Temos portanto

Esse é o campo produzido pela parte restante do condutor em um ponto muito próximo de . Logo é também a intensidade do campo produzido em . Substituindo na expressao de T, fica:

Essa é fórmula, que tínhamos mencionado no "Unidades de Densidade Elétrica" sem demonstrá-la. Observemos que a tensão eletrostática é proporcional ao quadrado da densidade elétrica superficial. Isso explica o poder das pontas , pois nas pontas é muito grande, como consequência a tensão eletrostática é grande, e então as cargas elétricas tem grande tendência de sair (veja "O Poder das Pontas" ).

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.