Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Suponhamos um plano eletrizado com densidade , por exemplo positiva. Para calcularmos o campo em um ponto muito próximo do plano, repetimos o raciocínio anterior. Consideramos o cilindro CDFG (fig. 45), idêntico ao do caso anterior. A única carga elétrica interna é a carga contida no elemento de superfície de valor . Pelo teorema de Gauss

O fluxo total é a soma dos fluxos através das bases com o fluxo lateral, isto é, . Pelo motivo já exposto, . O fluxo através de CD vale: , e é positivo porque as linhas de força saem da superfície, desde que supusemos positivo. O fluxo através de FG também vale , e é positivo, porque também sai da superfície. Logo,



Figura 65

Substituindo na expressão do teorema de Gauss:

ou

Esse é o valor da intensidade do campo em um ponto muito próximo de um plano eletrizado com densidade elétrica . Veremos uma aplicação muito importante desta fórmula no estudo dos condensadores planos (Capítulo V).

Nota: Tanto no caso de condutor plano, como no caso de condutor fechado, o sentido do vetor é o seguinte: quando o condutor é eletrizado positivamente, é dirigido do condutor para for a ; quando o condutor é eletrizado negativamente, tem o sentido contrário, o que é fácil de concluir.



Figura 65

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.