Imagem de Jeferson Tiago da Silva
A primeira Lição (alinhamento, fontes, cores...)
por Jeferson Tiago da Silva - Tuesday, 25 November 2008, 13:43
  Professor, eu estou com umas dúvidas:

No arquivo .pdf do primeiro exercício (sobre fontes, tamanhos, cores e alinhamento) na parte do alinhamento (pag.4), o fala sobre criar um parágrafo vázio com linhas vazias e o comando "\ um copinho". Que quer dizer o copinho mesmo??

Outro problema é quanto ao "Medium Series" eu não sei por quê, mas se eu o uso com o Computer Modern Roman ou com o Typewriter as letras ficam em maiúsculas, só funciona como se espera com as Sans-Serif, por que isso está acontecendo?
Imagem de Ivan Ramos Pagnossin
Re: A primeira Lição (alinhamento, fontes, cores...)
por Ivan Ramos Pagnossin - Tuesday, 25 November 2008, 18:59
  Jeferson, o "copinho" representa um espaço em branco. Mas você já passou da fase de usar isso. Ao invés disso, você pode redefinir a distância entre parágrafos (\parskip) ou usar espaços verticais (\vspace ou \bigskip e cia). Esta "dica" era útil naquele momento porque lá eu ainda não havia explicado espaços verticais.

Não entendi sua segunda dúvida. "medium series" corresponde ao não-negrito, em contraste com o "boldface series", que é o negrito. Se não resolveu sua dúvida, mande-me um exemplo (arquivo tex).

[]s

obs.: parabéns por usar o Fórum... sua dúvida hoje será a de alguém amanhã!
por Jeferson Tiago da Silva - Tuesday, 25 November 2008, 19:45
  Então, minha dúvida [ah, por sinal a primeira já está respondida!] era que quando eu uso o "Medium Series" combinado, sem ser com o "Sans-Serif", as letras são impressas em maiúsculo!

Eu anexei um documentinho em .tex para ilustrar!
por Jeferson Tiago da Silva - Thursday, 27 November 2008, 10:04

Outras perguntas,

os comandos como o 'flushright' só funcionam se tiver um '\\' no final da linha?

como \emph{...} enfatiza seus argumentos? Eu não entendi, ele serve como um \textit{...}?

há um exercício de sala da aula 7 (à distância) que o professor usou um "\/". Para que ele serve?

Imagem de Willian Hermoso
por Willian Hermoso - Tuesday, 14 April 2009, 11:13
  Oi, LaTeX

só para ter acesso ao fórum....