Saltar AtividadesSaltar Buscar nos Fóruns

Buscar nos Fóruns

Saltar Usuários Online

Usuários Online

(últimos 10 minutos)
  • Visitante
Saltar AdministraçãoSaltar Categorias de Cursos

Categorias de Cursos

Programação

 

Logotipo do curso


  • Considerações iniciais

    Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.

    Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.

    Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.

    Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).

  • O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
    A tutora: Juliana Giordano
    Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves

  • Cronograma e avaliação

    Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.

  • Cronograma e avaliação Documento PDF

  • Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)

    Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.

    Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.

    Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.

    O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.

    Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.


  • Conversa de TeXstarter Fórum

  • Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.

    Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.

  • Glossário geral
  • Glossário de comandos
  • Glossário de erros e avisos

  • O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.

    Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.

  • TeXnews Fórum

  • O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.

    Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.

  • Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
  • Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum

  • Referências bibliográficas e ajuda

    Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.

  • Referências bibliográficas e ajuda Recurso

  • Para a posteridade...

    Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?

  • Depoimentos dos TeXstarters Fórum
  • Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
 
1
Introdução
"Free your mind, Neo" - Morpheus

Objetivos: (i) história do LaTeX, (ii) suas vantagens e desvantagens, (iii) a estrutura de um arquivo LaTeX, (iv) o processo de produção de um documento a partir dele e (v) a instalação de uma distribuição.


  • Apresentação

    De um modo geral, o conteúdo de cada aula é resumido numa apresentação em pdf, que fica disponível para download. Reveja-a quando necessário. Há também uma versão para impressão (você realmente precisa?).

  • Tópico 1: introdução Documento PDF
  • Tópico 1: introdução (p/ imprimir) Documento PDF
  • Depois da aula, dedique uns vinte minutos para ler este artigo e as seções 1.1, 1.2.1 a 1.2.3 e 1.4 do livro Introdução ao LaTeX.

  • Atividades orientadas

    Outro recurso que você encontrará com frequência são os arquivos de atividades orientadas, especialmente importantes nas aulas presenciais. Use-os para não perder tempo digitando, mas procure reproduzí-los com calma. Leia-os (há instruções adicionais neles) e compare-os com os documentos de saída (dvi, ps ou pdf). Esses arquivos estão compactados no formato zip, que pode ser descompactado através de vários softwares como o 7zip (gratuito). Mas atenção: você deve salvar o arquivo em seu computador antes de descompactá-lo e abrí-lo. Caso contrário, você poderá não ter permissão de editar o arquivo.

  • Arquivo da atividade orientada Arquivo ZIP
  • Tutorial da atividade orientada Arquivo

  • Instalação do LaTeX

    Para que você possa efetivamente aprender a utilizar o LaTeX, você deve praticar (no seu rítmo), e isto requer uma distribuição LaTeX instalada em seu computador pessoal. Esta é a sua primeira tarefa: utilize o CD que você recebeu para instalar o MikTeX, seguindo as instruções do tutorial abaixo (caso o seu CD não esteja funcionando, você pode baixar os aplicativos necessários aqui).

  • Tutorial de instalação do LaTeX no Windows Arquivo

  • Exercícios do nível básico

    Os exercícios do nível básico são fundamentais neste curso: faça-os, de preferência antes da próxima aula. No começo do curso você encontrará mais questões teóricas, mas à medida que aprendemos mais e mais sobre o LaTeX, essas questões darão lugar a exercícios práticos. Obviamente, essas tarefas precisarã dos conceitos. Portanto, não deixe de fazê-los.

  • Lição sobre a instalação (nível básico)
  • Exercícios conceituais (nível básico) Questionário
  • Exercícios do nível complementar

    As atividades do nível complementar têm o intuito de lhe passar informações e desafios extras sobre o assunto desenvolvido. Mas atenção, faça-os apenas se você já tiver terminado os do nível básico.
  • Exercícios conceituais (nível complementar) Questionário
Mostrar só o tópico 1
Saltar Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   

Events Key

Saltar Últimas Notícias

Últimas Notícias

  • 3 Apr, 20:44
    Ivan Ramos Pagnossin
    MikTeX no USB mais...
  • 29 Oct, 12:51
    Ivan Ramos Pagnossin
    Aula à distância na sexta-feira mais...
  • 22 Oct, 09:10
    Ivan Ramos Pagnossin
    Dia 28/10 não tem aula! mais...
  • 30 Sep, 22:51
    Ivan Ramos Pagnossin
    (More) math into LaTeX mais...
  • 26 Sep, 09:25
    Ivan Ramos Pagnossin
    MikTeX para Linux mais...
Saltar Próximos Eventos

Próximos Eventos

Não há nenhum evento próximo
Saltar Atividade recente

Atividade recente

Atividade desde Saturday, 19 April 2025, 00:00

Nenhuma novidade desde o seu último acesso