| |
Considerações iniciais
Olá. Seja bem vindo(a) ao curso de LaTeX oferecido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) e desenvolvido pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA). Este conteúdo é distribuido segundo a licença Creative Commons 2.5 do Brasil: atribuição/uso não-comercial/ redistribuição segundo a mesma licença.
Você está prestes a conhecer um mundo novo, que muitos de nós sequer vislumbra existir (não, isto não é uma frase de impacto; é verdade). No entanto, conscientizar-se dele não é uma tarefa simples: exigirá esforço de sua parte. Para auxiliar-lhe nisso, o curso é fundamentalmente prático. Mas não deixe de fazer os exercícios e de rever as aulas ou você terá dificuldades para acompanhar o curso.
Mas antes de começarmos, solicitamos que você responda a uma pesquisa anônima. Ela contém algumas poucas perguntas que podem nos ajudar, no presente, a melhorar a apresentação do conteúdo, e no futuro, a aprimorar o curso. Você não é obrigado a respondê-la, mas se escolher fazê-lo, pedimos que o faça diligentemente.
Depois disso, leia as informações abaixo (releia-as ao longo do curso), tomando o cuidado de não "perder-se" nos links, ao menos por enquanto (se você encontrar algum link quebrado, informe-nos, por favor).
- O professor: Dr. Ivan Ramos Pagnossin
A tutora: Juliana Giordano Designer instrucional: Dr. Marcelo Alves
Cronograma e avaliação
Veja no arquivo abaixo o cronograma pretendido do curso e os quesitos para a obtenção do certificado de conclusão e aprovação.
Cronograma e avaliação Documento PDF
Recursos deste ambiente de aprendizagem (moodle)
Esta página que você vê é gerida pelo moodle, um sistema de gerenciamento de cursos à distância baseado na filosofia de aprendizado sócio-construtivista. Isto significa que a sua participação nas atividades do curso é fundamental, especialmente nos fóruns e wikis.
Mas este não é um curso à distância. Embora ele esteja sendo desenvolvido com este objetivo em vista, no momento trata-se de um curso híbrido: baseado em aulas presenciais com suporte, recursos, atividades e - eventualmente - aulas à distância.
Assim, a função do moodle é prover um ambiente de interação à distância entre os alunos, professores e tutores através de recursos como wikis, fóruns e chats. Será também através do moodle que você fará os exercícios e terá acesso às suas notas e aos arquivos e tutoriais de cada aula.
O primeiro recurso que você deve conhecer é o fórum Conversa de TeXstarter. Utilize-o para apresentar suas dúvidas aos professores, tutores e colegas; e também para responder ou discutir as questões deles. Este é o nosso principal mecanismo de interação e está disponível ininterruptamente. Portanto, use-o! E aqui cabe um apelo: evite enviar suas dúvidas aos tutores e professores através de e-mail pois, neste caso, os seus colegas não têm a oportunidade de beneficiar-se delas ou de discutí-las, o que é fundamental para a construção do conhecimento.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
Conversa de TeXstarter Fórum
Outro recurso útil são os glossários; três ao todo: o geral, o de comandos e o de erros e avisos. No primeiro você encontrará explicações sobre os termos particulares do (La)TeX e do curso. O glossário de comandos fornece explicações suscintas sobre o comando procurado. Finalmente, o glossário de erros e avisos dá informações extras acerca das mensagens de erros e avisos que o LaTeX eventualmente fornece quando você transforma seu arquivo LaTeX no documento final.
Todos esses dicionários estão em constante atualização e contamos com o seu auxílio para melhorá-los, adicionando neles os termos que você procurou mas não encontrou (você não precisa explicá-los, mas sim apenas cadastrá-los no glossário para que possamos fornecer a explicação correspondente tão logo quanto possível). Aliás, o glossário de erros e avisos é um caso à parte: ele será preenchido pelos TeXstarters (ie, por você!), à medida que eles enfrentarem esses erros e avisos.
Glossário geral
Glossário de comandos
Glossário de erros e avisos
O fórum TeXnews é destinado às notícias sobre o curso, como atividades extras ou à distância, aulas canceladas, recados etc (o calendário do curso, disponível na lateral da página, também é de grande valia neste sentido). Informações novas sobre o LaTeX também aparecerão aqui.
Ao matricular-se no curso, você passa a receber as atualizações deste fórum por e-mail. Embora você possa cancelar este serviço, recomendamos que não o faça enquanto o curso estiver em andamento.
TeXnews Fórum
O fórum de curiosidades e dicas dispensa muitos comentários: ele traz informações que não necessariamente estão relacionadas com o desenvolvimento do curso. E você também pode participar: sabe de alguma informação ou ferramenta que pode interessar a todos nós, usuários de LaTeX? Compartilhe-a aqui.
Finalmente, o fórum de dúvidas técnicas é destinado às questões que não têm a ver com a linguagem LaTeX. Por exemplo, problemas com o moodle, de instalação do LaTeX ou de pacotes são pertinenetes a este fórum. Caso você fique em dúvida sobre onde colocar a sua pergunta, faça-o onde achar mais pertinente. E não se preocupe com isso.
Curiosidades e dicas sobre o TeX/LaTeX Fórum
Dúvidas técnicas (moodle, Internet, etc) Fórum
Referências bibliográficas e ajuda
Você verá ao longo do curso que o LaTeX é uma ferramenta bastante extensa. Por conta disso, ter referências à mão e saber onde buscar ajuda e informações mais especializadas é tão importante quanto o básico. Leia atentamente o tópico Referências bibliográficas e ajuda, logo abaixo.
Referências bibliográficas e ajuda Recurso
Para a posteridade...
Depois que você terminar o curso, dedique algum tempo para escrever um breve depoimento com as suas dicas para os futuros TeXstarters. A sua participação é fundamental... Imagine-se no lugar de quem está começando agora. O que você gostaria de saber?
Depoimentos dos TeXstarters Fórum
Álbum de fotos das turmas anteriores Arquivo
| | | 1 | Introdução "Free your mind, Neo" - Morpheus
Objetivos: (i) história do LaTeX, (ii) suas vantagens e desvantagens, (iii) a estrutura de um arquivo LaTeX, (iv) o processo de produção de um documento a partir dele e (v) a instalação de uma distribuição.
Apresentação
De um modo geral, o conteúdo de cada aula é resumido numa apresentação em pdf, que fica disponível para download. Reveja-a quando necessário. Há também uma versão para impressão (você realmente precisa?).
Tópico 1: introdução Documento PDF
Tópico 1: introdução (p/ imprimir) Documento PDF
Atividades orientadas
Outro recurso que você encontrará com frequência são os arquivos de atividades orientadas, especialmente importantes nas aulas presenciais. Use-os para não perder tempo digitando, mas procure reproduzí-los com calma. Leia-os (há instruções adicionais neles) e compare-os com os documentos de saída (dvi, ps ou pdf). Esses arquivos estão compactados no formato zip, que pode ser descompactado através de vários softwares como o 7zip (gratuito). Mas atenção: você deve salvar o arquivo em seu computador antes de descompactá-lo e abrí-lo. Caso contrário, você poderá não ter permissão de editar o arquivo.
Arquivo da atividade orientada Arquivo ZIP
Tutorial da atividade orientada Arquivo
Instalação do LaTeX
Para que você possa efetivamente aprender a utilizar o LaTeX, você deve praticar (no seu rítmo), e isto requer uma distribuição LaTeX instalada em seu computador pessoal. Esta é a sua primeira tarefa: utilize o CD que você recebeu para instalar o MikTeX, seguindo as instruções do tutorial abaixo (caso o seu CD não esteja funcionando, você pode baixar os aplicativos necessários aqui).
Tutorial de instalação do LaTeX no Windows Arquivo
Exercícios do nível básico
Os exercícios do nível básico são fundamentais neste curso: faça-os, de preferência antes da próxima aula. No começo do curso você encontrará mais questões teóricas, mas à medida que aprendemos mais e mais sobre o LaTeX, essas questões darão lugar a exercícios práticos. Obviamente, essas tarefas precisarã dos conceitos. Portanto, não deixe de fazê-los.
Lição sobre a instalação (nível básico)
Exercícios conceituais (nível básico) Questionário
Exercícios do nível complementar
As atividades do nível complementar têm o intuito de lhe passar informações e desafios extras sobre o assunto desenvolvido. Mas atenção, faça-os apenas se você já tiver terminado os do nível básico.
Exercícios conceituais (nível complementar) Questionário
| 
| |
| Saltar Calendário
Dom |
Seg |
Ter |
Qua |
Qui |
Sex |
Sáb |
---|
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
| |
Events Key Saltar Últimas Notícias
3 Apr, 20:44 Ivan Ramos Pagnossin
29 Oct, 12:51 Ivan Ramos Pagnossin Aula à distância na sexta-feira mais...
22 Oct, 09:10 Ivan Ramos Pagnossin
30 Sep, 22:51 Ivan Ramos Pagnossin
26 Sep, 09:25 Ivan Ramos Pagnossin
Saltar Próximos EventosNão há nenhum evento próximo Saltar Atividade recenteAtividade desde Saturday, 19 April 2025, 00:00
Nenhuma novidade desde o seu último acesso |