Referências bibliográficas sobre o LaTeX e ajuda

Acostume-se a ter em mãos alguma referência sobre o LaTeX. Isto porque é impraticável - e desnecessário - memorizar todos os comandos existentes. Na prática você decorará os comandos que lhe são mais úteis e o IDE lhe ajudará com aqueles menos comuns. Mas vez ou outra você precisará dos manuais e livros para ajudá-lo. Portanto, acostume-se a tê-los por perto (de preferência, na Internet).

Durante o curso

Comece pelo livro Introdução ao LaTeX, traduzido do inglês por Démerson André Polli (título original: the not so short introduction to LaTeX) e pela apostila Uma breve introdução ao LaTeX, do professor Lenimar Nunes de Andrade. Use essas referências para começar, mas atenção: este curso aborda os conceitos do LaTeX de uma forma que não está disponível num livro-texto atualmente, o que torna particularmente importante acompanhar as aulas presenciais, cujas apresentações (em PDF) serão disponibilizadas à medida que o curso progride.

obs.: veja também o LaTeX-demo, no final da página.

Livros recomendados

Após ou mesmo durante o curso, considere adquirir um ou mais dos livros a seguir: os livros LaTeX: a document preparation system (de L. Lamport, criador do LaTeX) e A guide to LaTeX (H. Kopka e P. W. Daly) são a literatura básica padrão. Para o TeXstarter ambos são igualmente bons, mas o segundo é mais extenso e mais profundo.

Outra leitura introdutória é o Math into LaTeX, de G. A. Grätzer. Este livro é especialmente indicado para quem pretende escrever expressões matemáticas, pois ele dá ênfase ao AMS-LaTeX, um conjunto de pacotes que simplificam a construção delas. Os pacotes da American Mathematical Society (AMS) são hoje o padrão de construção de expressões matemáticas no LaTeX. Mas há um porém: o Math into LaTeX não substitui, de forma alguma, os livros mencionados no parágrafo anterior.

Num estágio mais avançado, o The LaTeX Companion, de F. Mittelbach (atual mantenedor do LaTeX) e M. Goossens, é mandatório. Há também o The LaTeX Graphics Companion e o The LaTeX Web Companion, ambas literaturas mais específicas, que você deve deixar para depois, se for o caso. O primeiro trata de pacotes e ferramentas para a construção de figuras através do LaTeX; o segundo, de pacotes e ferramentas para a inserção do LaTeX na Internet.

Finalmente, não há literatura mais profunda sobre o TeX (não o LaTeX) que o The TeXbook, escrito pelo próprio D. E. Knuth, o criador do TeX (e autor da famosa série de livros The art of computer programming).

Documentações

Depois que você estiver familiarizado com os principais recursos descritos nos livros acima, você passará a buscar informações mais específicas sobre o sem-número de pacotes disponíveis para o LaTeX. Informações que só estão disponíveis na documentação desses pacotes, e que você encontrará no CTAN (Comprehensive TeX Archive Network), o maior repositório sobre o LaTeX do mundo. É extremamente importante que, ao final do curso, você saiba como encontrar no CTAN a informação que precisa.

Mantenha-se informado

Devido à enorme extensão do LaTeX e à sua constante evolução, recomendamos que você assine os feeds do CTAN e do jornal PracTeX, publicado mensalmente pelo TUG (TeX Users Group). O primeiro lhe tratá informações atualizadas sobre os pacotes disponíveis no CTAN, enquanto que o segundo lhe dará acesso a diversos artigos - teóricos e práticos - sobre o LaTeX e ferramentas afins.

O TUG é uma organização sem fins lucrativos composta por usuários de TeX e LaTeX e que visa representar, defender e promover os interesses desses usuários (os nossos, por conseguinte). Ele promove conferências sobre o assunto e publica, além do PracTeX, três edições anuais do TUGboat, com as informações mais recentes sobre o TeX e o LaTeX. Contudo, apenas edições com mais de um ano estão disponíveis para não-membros do TeX users group (a anuidade de 2009 custa aproximadamente R$ 50,00 para brasileiros).

Onde obter ajuda

Comece inscrevendo-se na comunidade LaTeX no Stoa, o nosso ponto de encontro fora do moodle. Uma dica: você pode utilizar um agregador de feeds para manter-se por dentro das novidades sem ter de acessar o Stoa a todo momento. Outro excelente recurso em português é a página dos usuários brasileiros de (La)TeX, que oferece uma ativa lista de discussões (inscreva-se nela), muitos links e o LaTeX-demo, de Klaus Steding-Jessen: uma extensa demonstração do que o LaTeX pode fazer (e como fazê-lo, claro). Há também o TeX-BR, um wiki com vários artigos e dicas sobre o LaTeX e que você pode ajudar a construir.

Existem várias comunidades por aí no Orkut, Facebook etc. Em inglês, então, a quantidade de recursos não tem fim. Um ponto de partida é a LaTeX comunity.

Última atualização: Thursday, 9 April 2009, 11:10