TRANSPORTE TERRESTRE

 

Um dos primeiros veículos terrestres foi o trenó, empregado há mais de dez mil anos nas grandes migrações da Ásia para a América pelo estreito de Bering. A domesticação de animais, por volta do quarto milênio antes da era cristã, representou um grande avanço no uso dos diferentes veículos e ampliou sua utilidade comercial. Dentre os animais de tiro mais usados destacam-se o asno, o boi, o elefante, a lhama, o camelo e o cavalo. A invenção da roda, por volta de 3500 a.C., revolucionou o transporte terrestre e nos milênios seguintes o uso de carros de duas ou quatro rodas se difundiu pela Ásia e Europa.

 

O progresso nos transportes se acelerou a partir do século X a.C., com a construção de estradas, primeiro na Mesopotâmia e mais tarde no Império Romano. Depois da longa interrupção da Idade Média, período em que se reduziu muito o comércio terrestre, a invenção do sistema de suspensão possibilitou o emprego da carruagem no transporte de passageiros e incentivou a retomada da construção de estradas. 

O grande marco na era moderna foi a substituição da tração animal pela mecânica, devido às pressões econômicas, tecnológicas e comerciais da revolução industrial e da acumulação de capital. Nessa fase, acentuou-se a premência para a abertura de mercados e o uso de meios mais racionais para a distribuição dos bens produzidos. A invenção da locomotiva, no início do século XIX, significou o triunfo da ferrovia e sua expansão pelo mundo. O automóvel, inventado na mesma época, firmou-se em 1885 com os modelos equipados com motor de gasolina. Desde então, o automóvel, o ônibus, o caminhão e o trem dominaram o transporte terrestre e limitaram o uso dos veículos de tração animal a regiões remotas. Na atualidade, as redes ferroviária e rodoviária são responsáveis pela maior parte da locomoção de passageiros e carga no transporte interior da maioria dos países.

 

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