AUTOMÓVEL
Automóvel é um
veículo de quatro rodas, às vezes três, que se desloca sem trilho ou cabo,
propulsionado por uma fonte de energia que ele mesmo conduz. Tendo-se em vista o
fim a que se destinam, os veículos automóveis podem ser classificados como de
tração, de transporte e especializados. Entre os de transporte, incluem-se:
·
os veículos comumente
chamados automóveis, para transporte de até seis passageiros;
·
os ônibus, para
transporte coletivo;
·
os caminhões, para
transporte de carga.
História
Desde a invenção
de Cugnot, muitos foram os esforços ao longo do século XIX para melhorar as
linhas e o desempenho dos automóveis, entre os quais se destacaram os modelos
projetados pelo inglês Richard Trevithick em 1801; pelo britânico Goldsworthy
Gurney, que durante certo tempo manteve três carros para o transporte de
passageiros nos arredores de Londres; e pelo americano Walter H. James, criador
de um modelo, em 1824, que chegou a ultrapassar 24km/h. Todos esses projetos
baseavam-se no uso de caldeiras a vapor como fonte de propulsão. Embora alguns
fossem mais eficientes, nenhum satisfazia o mínimo das necessidades de um
transporte mais rápido e versátil que os trens.
Em vista da pouca
autonomia e da reduzida potência dos veículos a vapor, trabalhou-se no
desenvolvimento de novos sistemas de propulsão. A fonte motriz que melhorou
bastante o desempenho dos automóveis foi o motor de combustão interna, cujo
funcionamento se baseia na explosão de uma mistura de ar e gás inflamado no
interior de uma peça de volume limitado. Embora em meados do século XIX os mais
diferentes veículos estivessem equipados com esse tipo de motor, o mérito da
criação do automóvel propriamente dito, com motor a gasolina, foi creditado aos
engenheiros alemães Carl Benz e Gottlieb Daimler. Ambos construíram, o primeiro
em 1885 e o segundo em 1886, veículos que hoje são considerados os primeiros
automóveis, mais tarde aperfeiçoados.
Nos Estados
Unidos, cuja indústria automobilística viria a ser a mais poderosa do mundo,
houve alguns esforços no sentido de produzir um veículo automotor, como o
desenvolvido pelos irmãos Charles e Frank Duryea em 1892-1893, que adaptaram um
motor de um cilindro, a gasolina, a uma carruagem e o dotaram de ignição
elétrica. Em seguida, produziram-se outros veículos motorizados nas fábricas
Oldsmobile, Haynes-Apperson e, sobretudo, Ford, que em 1908 lançou o modelo T,
do qual se construiriam mais de 15 milhões de unidades ao longo de quase vinte
anos de produção.
Modelo T de 1911 da fábrica de automóveis de Henri Ford
No início do
século XX, as fábricas concentraram-se na produção de automóveis esportivos,
muito populares nas corridas de longa distância, como no circuito Paris-Rouen
ou Paris-Madri. Data dessa época o começo da fabricação, na Europa, de carros
de prestígio como os Renault, Peugeot, Fiat e Lancia; nos Estados Unidos,
surgiram marcas como Cadillac e Chevrolet. Nas décadas de 1920 e 1930, alguns
progressos técnicos criaram acessórios mecânicos que, com o tempo,
estabeleceram a estrutura básica dos automóveis. Servem de exemplo:
o freio hidráulico, utilizado pela primeira
vez no modelo americano do Chrysler de seis cilindros;
os amortecedores conjugados às molas;
e o motor de partida autônomo, elétrico,
acionado pela própria bateria, acabando com a perigosa manivela.