AUTOMÓVEL

Automóvel é um veículo de quatro rodas, às vezes três, que se desloca sem trilho ou cabo, propulsionado por uma fonte de energia que ele mesmo conduz. Tendo-se em vista o fim a que se destinam, os veículos automóveis podem ser classificados como de tração, de transporte e especializados. Entre os de transporte, incluem-se:

·         os veículos comumente chamados automóveis, para transporte de até seis passageiros;

·         os ônibus, para transporte coletivo;

·         os caminhões, para transporte de carga.

 

História

Desde a invenção de Cugnot, muitos foram os esforços ao longo do século XIX para melhorar as linhas e o desempenho dos automóveis, entre os quais se destacaram os modelos projetados pelo inglês Richard Trevithick em 1801; pelo britânico Goldsworthy Gurney, que durante certo tempo manteve três carros para o transporte de passageiros nos arredores de Londres; e pelo americano Walter H. James, criador de um modelo, em 1824, que chegou a ultrapassar 24km/h. Todos esses projetos baseavam-se no uso de caldeiras a vapor como fonte de propulsão. Embora alguns fossem mais eficientes, nenhum satisfazia o mínimo das necessidades de um transporte mais rápido e versátil que os trens.

Em vista da pouca autonomia e da reduzida potência dos veículos a vapor, trabalhou-se no desenvolvimento de novos sistemas de propulsão. A fonte motriz que melhorou bastante o desempenho dos automóveis foi o motor de combustão interna, cujo funcionamento se baseia na explosão de uma mistura de ar e gás inflamado no interior de uma peça de volume limitado. Embora em meados do século XIX os mais diferentes veículos estivessem equipados com esse tipo de motor, o mérito da criação do automóvel propriamente dito, com motor a gasolina, foi creditado aos engenheiros alemães Carl Benz e Gottlieb Daimler. Ambos construíram, o primeiro em 1885 e o segundo em 1886, veículos que hoje são considerados os primeiros automóveis, mais tarde aperfeiçoados.

Nos Estados Unidos, cuja indústria automobilística viria a ser a mais poderosa do mundo, houve alguns esforços no sentido de produzir um veículo automotor, como o desenvolvido pelos irmãos Charles e Frank Duryea em 1892-1893, que adaptaram um motor de um cilindro, a gasolina, a uma carruagem e o dotaram de ignição elétrica. Em seguida, produziram-se outros veículos motorizados nas fábricas Oldsmobile, Haynes-Apperson e, sobretudo, Ford, que em 1908 lançou o modelo T, do qual se construiriam mais de 15 milhões de unidades ao longo de quase vinte anos de produção.

 

Modelo T de 1911 da fábrica de automóveis de Henri Ford

 

No início do século XX, as fábricas concentraram-se na produção de automóveis esportivos, muito populares nas corridas de longa distância, como no circuito Paris-Rouen ou Paris-Madri. Data dessa época o começo da fabricação, na Europa, de carros de prestígio como os Renault, Peugeot, Fiat e Lancia; nos Estados Unidos, surgiram marcas como Cadillac e Chevrolet. Nas décadas de 1920 e 1930, alguns progressos técnicos criaram acessórios mecânicos que, com o tempo, estabeleceram a estrutura básica dos automóveis. Servem de exemplo:

*  o freio hidráulico, utilizado pela primeira vez no modelo americano do Chrysler de seis cilindros;

*  os amortecedores conjugados às molas;

*  e o motor de partida autônomo, elétrico, acionado pela própria bateria, acabando com a perigosa manivela.

 

 

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