MAIOR RENDIMENTO GLOBAL DO MOTOR

A principal técnica dos motores alimentados com álcool está no seu alto rendimento global, proporcionado pelo alto número de octanagens do álcool, que permite uma elevação na taxa de compressão do motor.

Esse elevado número de octonagem possibilita que a taxa do motor seja aumentada 12/1, taxa esta que, se o motor fosse alimentado com gasolina, ( NO = 73 ) não poderia superar o valor de 8/1 sem perigo de ocorrência de detonação.

A possibilidade do uso desta alta taxa de compressão possibilita um aumento no rendimento termodinâmico do motor que obviamente incidirá sobre o rendimento total, como é demonstrado a seguir:

Sendo o rendimento termodinâmico o produto do rendimento térmico pelo indicado h th = h te x h i

Rendimento térmico para o motor a gasolina 53% .

Rendimento térmico para o motor a gasolina 57%.

Calculando o valor dos rendimentos indicados do motor alimentado com álcool e o com gasolina, em relação ao ciclo teórico do motor a gasolina temos:

Para motor alimentado com álcool h i = 0,78

Para motor alimentado com gasolina h i = 0,65

Considerando, o valor do rendimento mecânico igual a:

h m para o álcool = 76%

h m para a gasolina = 81%

sendo h = h te x h i x h m

h álcool = 34%

h gasolina = 27%

Esses valores do rendimento total do motor alimentado a gasolina e a álcool podem ser facilmente comprovados através da seguinte fórmula do rendimento total em função da quantidade de caloria fornecida, se compararmos dois motores semelhantes, de mesma característica técnica.

h = 632/ Cs x Pci

Cs = consumo específico

Pci = poder calorifico inferior do combustível

Os valores para o motor alimentado a :

Gasolina Álcool

Cs 0,22l Kg/cvh 0,286 Kg/cvh

Pci 10600 Kcal/kg 6400 Kcal/kg

 

h gasolina = 27%

h álcool = 34%

O valor do rendimento mecânico do motor a álcool é menor do que ao da gasolina, devido ao aumento de Pressão média efetiva onde suas forças componentes produzirão um aumento da força de atrito, diminuindo portanto, o rendimento mecânico.

O rendimento total é a razão entre o trabalho utilizável no eixo do motor e trabalho equivalente ao calor fornecido pela queima do combustível.

Quando fornecemos uma certa quantidade de energia a um motor, somente uma pequena quantidade desta é que se transforma em trabalho útil, sendo o restante eliminado sob forma de calor

Em um motor a gasolina somente 27% da energia é aproveitada, enquanto que o mesmo motor, otimizado para o álcool aproveita 34% .

O motor a álcool produz 7% a mais de trabalho útil do que o motor alimentado a gasolina, portanto o desperdício de energia será menor que quando utilizamos a gasolina

 

Clique aqui

voltar