A fonte de energia no Brasil

 


Fontes renováveis com ou sem a intervenção do homem, vento, ondas domar, marés, água, energia térmica dos oceanos, sol, energia das plantas e animais, energia geotérmica, biogás e o próprio hidrogênio.

A utilização de energia de biomassa

A massa total de cana em um canavial é um conjunto de seres vivos – contém quantidade de energia química potencial, isto é, a energia de suas moléculas orgânicas que pode ser desprendida e utilizada para fins energéticos.

 


 

 

 

Os vegetais são seres vivos que produzem seu próprio alimento, através de um processo chamado fotossíntese. As plantas transformam água e dióxido de carbono, existente no ambiente, em carboidratos, seu alimento, e em oxigênio que é eliminado pela atmosfera, havendo necessidade da luz solar. A energia solar é absorvida pela clorofila, pigmento verde das plantas, que inicia ou mantém o processo de fotossíntese

 

 


Luz solar + 6 H2O + 6 CO2 C6H12O6 + 6 O2

água retirada do solo pelas gás carbônico retirado carboidrato alimento gás oxigênio

raízes das plantas da atmosfera das plantas eliminado pelo ambiente

 

A transformação do gás carbônico e vapor de água em carboidrato é um exemplo de reação endotérmica, isto é, reação que absorve calor. Nesse caso a energia solar é absorvida pelos reagentes e fica armazenada no carboidrato sob outra forma: energia química.

A energia química presente no álcool, quando queimado, reage com o oxigênio no motor de um veículo, cuja energia química armazenada é liberada em forma de energia térmica e mecânica.

A combustão do álcool é um exemplo de reação exotérmica, reação que libera energia.

Térmica

energia fotossíntese energia combustão energia térmica

solar processo química processo mecânica

endotérmico exotérmico

 

clique aqui