Ao tratarmos do movimento dos projéteis, consideraremos a superfície da Terra como sendo plana. Para os fenômenos corriqueiros aqui estudados, essa aproximação é muito boa.

A situação física que gostaríamos de estudar neste capítulo é a seguinte: um projétil é lançado de um ponto num certo instante (tempo t = 0) (uma bala de canhão, por exemplo) dado pelas coordenadas (x0, y0). Esse projétil é lançado no espaço com uma velocidade inicial v0. O vetor velocidade forma um ângulo q com a horizontal (eixo x). Esse ângulo é conhecido como ângulo de tiro.
As componentes do vetor velocidade são, portanto,

Veremos, a seguir, que é possível, a partir dos dados já fornecidos, prever a posição da partícula, bem como prever sua velocidade para qualquer instante de tempo.

Em particular, estaremos interessados em calcular:

a) a altura máxima atingida;

b) o tempo de queda (o tempo de duração do vôo livre);

c) o alcance do projétil na posição horizontal.

Para atingir esses objetivos, precisamos primeiramente determinar as equações básicas do movimento.

Marques e Ueta

 

 

   

 


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