Ao
tratarmos do movimento dos projéteis, consideraremos a superfície
da Terra como sendo plana. Para os fenômenos corriqueiros aqui
estudados, essa aproximação é muito boa.
A situação física que gostaríamos de estudar
neste capítulo é a seguinte: um projétil é
lançado de um ponto num certo instante (tempo t = 0) (uma bala
de canhão, por exemplo) dado pelas coordenadas (x0,
y0). Esse projétil é
lançado no espaço com uma velocidade inicial v0.
O vetor velocidade forma um ângulo q com a horizontal (eixo
x). Esse ângulo é conhecido como ângulo de tiro.
As componentes do vetor velocidade são, portanto,
Veremos,
a seguir, que é possível, a partir dos dados já
fornecidos, prever a posição da partícula, bem
como prever sua velocidade para qualquer instante de tempo.
Em
particular, estaremos interessados em calcular:
a) a altura máxima atingida;
b) o tempo de queda (o tempo de duração do vôo
livre);
c) o alcance do projétil na posição horizontal.
Para atingir esses objetivos, precisamos primeiramente determinar
as equações básicas do movimento.
Marques e Ueta