Discutir
as dificuldades envolvidas em medir intervalos de tempo
muito curtos (décimos de segundo) e muito longos
(muitas horas).
Observar
e medir velocidade angular.
A
Terra gira em torno do seu eixo em aproximadamente 24h. Um ponto fixo
sobre a Terra realiza um movimento circular e uniforme em relação
a estrelas "fixas". Em relação a nós,
igualmente sobre a Terra, o ponto está parado! Mas podemos
notar a rotação da Terra, pois vivenciamos a seqüência
dia e noite a cada dia.
O Sol nasce num determinado horário no horizonte todas as manhãs
e se põe do lado oposto, no poente, todas as tardes.
Poderíamos usar esses eventos para medir, de um dia para o
outro, o intervalo de tempo de um período da rotação
da Terra. Nas cidades, isso é praticamente impossível.
Um outro modo é medir o intervalo de tempo em dois dias consecutivos,
quando o Sol fica exatamente a pino, isto é, exatamente na
perpendicular ao solo. Na região com latitude menor que a do
Trópico de Capricórnio, isso é sempre possível.
Em regiões bem próximas ao Trópico ainda se pode
usar o mesmo procedimento.
Procedimento:
Pegue
um tubo cilíndrico, como um pedaço de cabo de
vassoura, e finque-o exatamente na perpendicular ao solo usando
um fio de prumo. O tubo deve ficar paralelo ao fio de prumo
em duas direções, como mostram os esboços
abaixo.
Quando o Sol estiver exatamente a pino, não é possível
observar qualquer sombra do cilindro no solo. Inicie nessa situação
a medição do intervalo de tempo. No dia seguinte, exatamente
nas mesmas condições de sombra, termine a medição
do intervalo de tempo. Deve dar aproximadamente 24h.
Se vários alunos participam da medição, o intervalo
pode ser determinado em diferentes relógios. Vocês devem
separar as medidas obtidas com os diferentes aparelhos.
Organizem tabelas separando os dados experimentais convenientemente.
Calculem o(s) valor(es) médio(s) e o(s) respectivo(s) desvio(s).
Discutam a precisão dos diferentes relógios utilizados
(se costumam atrasar ou adiantar), a precisão na observação
da sombra e a diferença entre este método e o uso do
amanhecer e entardecer.
Procedimento:
Fazer
uma marca não destrutiva numa roda de bicicleta ou de
um carrinho. Impulsione a roda e faça-a girar.
Conte
inicialmente o número de voltas que a roda consegue dar antes
de diminuir muito a velocidade por causa de atritos no eixo. Se a
roda girar mais que 10 vezes sem alterar muito a velocidade, podemos
medir o intervalo de tempo correspondente a 5 voltas e depois dividir
por 5 para obter o período da rotação. (O número
de voltas pode ser alterado).
Vários alunos podem cronometrar o tempo para aumentar a precisão
da medida. O valor médio representa com maior segurança
o valor procurado. Organize os dados numa tabela.
1)
Calcule o tempo total médio e o seu desvio (correspondente
ao número de voltas escolhido). Obtido o tempo total médio,
divida pelo número de voltas tanto o tempo como o desvio. (Assim,
você só calcula as divisões uma vez)!
2)
Dado o período médio
,
calcule a velocidade angular
em rad/s.
3)
Calcule a velocidade angular dos 3 ponteiros de um relógio
analógico, o de horas, o de minutos e o de segundos em rad/s.
Compare com a da roda da bicicleta.
4)
Usando a mesma roda, vamos agora obter como a velocidade angular varia
com o tempo. Para isso, marque a hora exata em que os períodos
começam a ser medidos. Faça medidas a cada 2 voltas
(por exemplo) e a cada 5 minutos, por exemplo. Se a roda parar logo,
mude para um intervalo menor. Construa a tabela abaixo, usando os
períodos medidos por vários alunos, por exemplo 5 alunos.
Hora
t
2T1
2T2
2T3
2T4
2T5
2T
T
T
= valor médio dos períodos medidos.
5)
Faça agora um gráfico
x t.
6)
Em algum trecho,
é praticamente constante? Note bem: como cada valor de w é
acompanhado de um valor
de desvio, qualquer valor entre
e
é aceitável. Assim, dois valores médios são
considerados iguais se houver alguma superposição dentro
da faixa definida como aceitável.
7)
Analise o gráfico do item anterior, identifique trechos com
movimento uniforme e acelerado. Observe se houver material suficiente:
Escolha duas rodas que girem livremente (sem ruído e freadas),
uma pesada e outra leve. Faça as duas girarem. A roda mais
pesada é mais difícil de fazer rodar. Fazemos um esforço
maior. Mas qual das duas gira por mais tempo? Veja o que é
inércia.
1.
Um satélite geoestacionário gira em relação
a um referencial com origem no centro da Terra, numa órbita
circular, cujo raio é de 36km. Calcule a velocidade escalar
do satélite em km/h.
2.
A Terra gira em torno de um eixo que a atravessa. Um ponto sobre a
Terra realiza um movimento circular uniforme com período de
um dia. Calcule a velocidade escalar desse ponto em km/h. O raio da
Terra é de aproximadamente 6.400km. (6.378km no Equador).
3.
Use um abajur só com a lâmpada e um globo para simular
o movimento da translação da Terra ao redor do Sol.
O movimento é praticamente circular e uniforme e o Sol ocupa
praticamente o centro.
4.
Construa um papa-vento e pinte uma extremidade. Siga o movimento dessa
marca enquanto o papa-vento gira.
5.
Construir um relógio solar.
O Sol nasce no leste e se põe no oeste. Os outros pontos cardeais
são obtidos estendendo a mão direita para o leste, à
sua frente fica o norte e às suas costas fica o sul. Vamos
construir um relógio solar usando a rotação da
Terra. A sombra de um ponteiro indica as horas sobre um mostrador.
Use um plano inclinado com frente para o norte e uma haste fixa paralela
ao plano, a uma altura conveniente. Marque a sombra da haste sobre
o plano a cada hora exata. Confira a marcação em outros
dias.