Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Suponhamos um condutor fechado c colocado num campo magnético.  Para simplicidade, imaginemos o campo uniforme (fig. 303).  Seja S a área da superfície determinada pelo condutor;  o ângulo formado pela normal a essa superfície com as linhas de força;  a indução magnética.  O fluxo magnético através da superfície S é:

A experiência nos mostra o seguinte: se por um processo qualquer variar o fluxo , como consequência aparecerá no condutor uma corrente elétrica.  Esse fenômeno é chamado indução eletromagnética.  A corrente i que aparece é chamada corrente induzida.



Figura 303

Portanto, chama-se indução eletromagnética ao fenômeno pelo qual aparece corrente elétrica num condutor, quando ele é colocado num campo magnético e o fluxo que o atravessa varia.

É importante notar que a causa da indução eletromagnética é a variação do fluxo.  Se o fluxo permanecer constante e não variar, então a corrente elétrica desaparecerá.

A variação do fluxo pode ser obtida, ou por uma variação da indução , ou por uma variação da área S, ou por uma variação de .  Na prática, o que se faz quase sempre é variar o , pois para isso basta girar o condutor dentro do campo magnético.  Nesse caso, a variação do fluxo é igual àquela descrita no capítulo anterior (recorde, porque é importante).

Indução

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.