Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

1. Um condutor retilíneo de 2m de comprimento é colocado em um campo magnético de indução magnética , e é percorrido por uma corrente de 5A.  Calcular a força que atua no condutor, nos seguintes casos:  a) condutor perpendicular ao campo;  b) condutor paralelo ao campo;  c) condutor faz com o campo um ângulo de 30o.

Temos:

A força que atua no condutor vale:

a) 

b) 

c) 

2. Um condutor retilíneo de 0,80m de comprimento, percorrido por uma corrente de 20A e colocado em um campo magnético de intensidade 400 oersteds, num meio de permeabilidade magnética 50 uem CGS.  Calcular a força que atua no condutor nos seguintes casos:  a) o condutor é perpendicular ao campo;  b) o condutor é paralelo ao campo;  c) o condutor faz com o campo ângulo de 45o.

3. Dois condutores retilíneos de 2m de comprimento cada são colocados paralelos a 2cm de distância, num meio de permeabilidade magnética 10 uem CGS.  Um é percorrido pela corrente de 20A, outro pela corrente de 3 uem CGSi.  Qual a força que atua nesses condutores?

4. As dimensões do quadro da figura 298 são:  AD=BC=20cm; CD=AB=10cm.  A corrente que passa no condutor é de 18 ampères.  A intensidade ao campo magnético em que se encontra o condutor é de 40 oersteds, e a permeabilidade magnética do meio é de  praoersted.  Calcular o momento do binário que atua no quadro nas seguintes posições:  a) o quadro é perpendicular ao campo;  b) o quadro é paralelo ao campo;  c) o quadro faz com o campo um ângulo de 60o.

NOTA

Vimos no tópico "Força Entre Dois Condutores Retilínios Paralelos", aplicação 3a, que êsse quadro colocado em um campo uniforme é o princípio dos motores elétricos.  Os cálculos do exercício 195 farão o leitor sentir como é que por meio de um campo magnético e de uma corrente elétrica se pode obter rotação de um corpo.  É isso o que realmente acontece com um motor elétrico.  Será muito útil ao leitor recapitular o conceito de receptor e força contra-eletromotriz de un receptor, depois de ter resolvido êsse exercício (Capítulo 8).

5. No que consiste a ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica?  

6. Qual a lei fundamental desse fenômeno?  

7. As duas leis elementares de Laplace são “deduzidas” a partir de algumas outras leis?  Como sabemos que elas são válidas?  

8. De que elementos depende a força que um campo magnético exerce sobre um ímã?  E a força que um campo magnético exerce sobre uma corrente?  Que papel desempenham  e  nessas forças?  

9. Quando o campo magnético é produzido por corrente elétrica, a força que êle exerce sobre um ímã depende do meio?  E a força que êle exerce sobre uma corrente elétrica?

10. Deduza a fórmula da força que atua em um condutor retilíneo colocado em campo uniforme.  

11. Deduza a fórmula de força que atua em dois condutores retilíneos e paralelos próximos, percorridos por corrente.  

12. Explique como se processa a ação mútua entre um ímã e uma corrente.  

13. Explique como aparecem as forças mútuas entre duas correntes.

14. Como funciona a roda de Barlow?  Por que podemos dizer que a roda de Barlow é um motor elétrico?

15. Explique porque se dá a rotação de um quadro plano, percorrido por corrente, quando colocado em um campo magnético uniforme.

16. Explique o princípio de funcionamento de um motor elétrico, e faça um esquema.

17. Explique o funcionamento de um galvanômetro de quadro móvel.

18. Qual a posição em que deve ser colocado, em um campo magnético uniforme, um condutor retilíneo (com corrente) para que a força que atua nele seja máxima?

19. Nunca é possível a um condutor retilíneo estar em um campo magnético uniforme e não ficar sob ação de forças ou é?  Justifique a resposta.

20. As forças que duas correntes exercem entre si dependem do meio?  Justifique a resposta.

Autor: Roberto A. Salmeron

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.