Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Analogamente ao caso de campo magnético criado por um ímã, quando o campo magnético é criado por corrente elétrica podemos determinar o módulo, a direção e o sentido do vetor campo, , em um ponto.  O cálculo do módulo será dado no parágrafo seguinte.  Vejamos a direção e o sentido.  Sabemos que, quando uma massa magnética norte é colocada em um campo magnético, o sentido da força que atua nessa massa é o próprio sentido do campo (fig. 266-a); e, quando uma massa magnética sul é colocada num campo magnético, o sentido da força que atua é oposto ao sentido do campo (fig. 266-b).



Figura 266

Concluímos que regra prática para sabermos o sentido do campo magnético em um ponto é verificarmos o sentido em que se desloca uma massa magnética norte colocada nesse ponto.  Entre as diversas regras práticas existentes para assinalar esse sentido, existem a do observador de Ampère, a do saca-rolhas, de Maxwell, e a da mão direita.

Imaginemos um observador olhando para um ponto A, colocado paralelamente à corrente, de tal maneira que a corrente entre pelos pés e saia pela cabeça.  Um polo norte, colocado nesse ponto A, gira para a esquerda do observador.  Esse é o sentido do campo no ponto A (fig. 267).



Figura 267

Pode ser aplicada de duas maneiras:

1a) Se o condutor é retilíneo, imagine o saca-rolhas avançando no sentido da corrente e com a ponta do cabo num ponto A ; o sentido de rotação do cabo é o sentido do campo no ponto A (fig. 268-a).

2a) Se o condutor é curvo, por exemplo circular, imagine o saca-rolhas girando no sentido da corrente; então ele avança no sentido do campo (fig. 268-b).



Figura 268

Também pode ser aplicada de dois modos:

1a) Se o condutor é retilíneo, imagine o polegar da mão direita esticado e apontando no sentido da corrente, e os outros quatro dedos fechados sobre o condutor.  Então esses quatro dedos acompanham o sentido do campo (fig. 269).



Figura 269

2a) Se o condutor é curvilíneo, imagine os quatro dedos da mão direita acompanhando o sentido da corrente; então o polegar esticado indica o sentido do campo.

Regra da mão direita

Direção de campos

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.