Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

A curva de  em função de  para uma substância ferromagnética, mostrada na figura 253, e no tópico "Classificação da Substâncias Magnéticas", é obtida desde que a substância esteja inicialmente desimantada e a intensidade do campo seja aumentada gradualmente a partir de zero.  Suponhamos que, partindo de zero, vamos aumentando a intensidade do campo até o valor de saturação, .  Obtemos a curva OP (fig. 257).  Enquanto estamos aumentando o campo, a um valor H do campo corresponde o valor I da imantação.  Se, a partir do valor de saturação , vamos diminuindo o campo até que ele se anule, a curva de volta não é PO mas, é .  De maneira que, para o mesmo valor H do campo a imantação tem o valor  maior do que I.  Quando o campo se anula, a imantação se mantém com um valor .



Figura 257

Portanto, para um mesmo valor do campo, a imantação tem valor maior quando o campo decresce do que quando o campo cresce.  Esse fenômeno é chamado histerese.  (Histerese significa “atraso”).

Querendo desimantar a substância, isto é, anular a imantação , precisamos aplicar um campo magnético em sentido oposto.  Quando o campo atingir certo valor  a imantação se anula.  Aumentando esse campo em sentido oposto, a imantação cresce outra vez a partir de zero, mas em sentido oposto até atingir novamente a saturação, (parte negativa do gráfico, até o ponto M).  Diminuindo outra vez o campo, a imantação vai diminuindo; quando o campo se anula, a imantação mantém um valor .

Aumentando outra vez o campo no sentido primitivo, quando ele atinge o valor  a imantação se anula.

O conjunto de todos os valores de H e I necessários para formar a curva fechada é chamado ciclo de histerese.  O valor  da imantação é chamado RETENTIVIDADE, ou REMANÊNCIA, ou IMANTAÇÃO REMANENTE, ou IMANTAÇÃO REMANESCENTE.  O valor  do campo é chamado COERCIVIDADE, ou CAMPO COERCITIVO, ou FORÇA COERCITIVA.  (Apesar de não ser uma força).

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.