Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Consideremos dois ímãs suspensos pelos centros de gravidade.  Aproximando as suas regiões polares de todas as maneiras possíveis, concluímos o seguinte princípio, demonstrado exclusivamente pela experiência: “duas regiões polares de mesmo nome se repelem, e de nomes contrários se atraem” (fig.225).



Figura 225

De acordo com o critério adotado para dar os nomes às regiões polares, concluímos que o polo norte geográfico da Terra é uma região polar sul magnética; e que o polo sul geográfico é uma região polar norte magnética.

Essa propriedade dos ímãs de se orientarem sempre para os polos terrestres é que permite que os ímãs sejam usados como bússolas.  A lâmina magnética é um ímã artificial obtido com uma lâmina de aço de forma de losângulo (fig. 224).  A bússola já era conhecida pelos chineses, parece que pelo ano 120 D.C..  No século XI começou a ser usada em navegação.  A bússola é uma lâmina magnética adaptada a uma “rosa dos ventos”.

Como a bússola funciona

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.