Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

O calor e a eletricidade são duas formas de energia que mantem certas relações que passaremos a estudar.

Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, o condutor se aquece. Esse fenômeno é chamado efeito Joule.  Assim, todo mundo sabe que uma lâmpada se aquece quando funciona.  E que os fogões elétricos, os fornos elétricos, etc. utilizam a corrente elétrica para produção de calor.

A quantidade de calor libertada pela passagem da corrente elétrica pode ser calculada pela aplicação do 1o princípio da Termodinâmica, também chamado princípio da equivalência.  Seu enunciado é: “quando há transformação da quantidade de energia W na quantidade de calor Q, ou vice-versa, o quociente de W por Q é constante, quaisquer que sejam W e Q ”.  Significa que:

  (constante)

Resulta:  Q = W/J.  O inverso de J se representa por A.  Então:

J é chamado equivalente mecânico da unidade de quantidade de calor.

No sistema CGS, W é avaliado em ergs e Q em pequenas calorias (símbolo, cal).  Resulta para J o valor ergs/cal  e para A o valor cal/erg.

No sistema MKS, W é avaliado em joules e Q em pequenas calorias. Resulta  J = 4,18 joule/cal  e  A = 0,24 cal/joule.

Efeito joule

 

Já vimos que, quando a corrente de intensidade I circula por um condutor de resistência R durante o tempo t, a energia necessária para que essa corrente circule vale:

Essa energia elétrica absorvida pela resistência elétrica é transformada totalmente em calor, isto é, a produção de calor é inerente à passagem da corrente (por isso é que é muito frequente dizermos energia “dissipada” por uma resistência).  Em virtude das fórmulas e a quantidade de calor desprendida é dada por uma das expressões:

ou

Qualquer uma dessas quatro expressões é chamada de lei de Joule.

Quando se usa o sistema CGSES deve-se avaliar R, I e V em ues CGS; t em seg; cal/erg; Q em pequenas calorias.

Quando se usa o sistema MKS deve-se avaliar R em W; V em v; I em A; t em seg; A = 0,24 cal/joule; Q em pequenas calorias.

Qual a quantidade de calor libertada durante 10 minutos pela passagem de uma corrente de 5 ampères por um condutor de resistência 2 ohms?

  

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.