Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Consideremos dois pontos, A e B (na verdade, duas secções transversais), em um condutor, por exemplo, metálico.  Sejam respectivamente,  e  os seus potenciais e I a intensidade da corrente (fig.120).  Suponhamos que entre A e B não exista nenhum gerador.  Se, por um processo qualquer, que não nos interessa no momento, variarmos o potencial de A para  e o de B para , a corrente mudará e tomará um valor .  Se mudarmos novamente o potencial de A para  e o de B para , a corrente mudará para , e assim por diante: sempre que mudarmos a diferença de potencial, também mudará a intensidade de corrente.  Em 1827, o físico Ohm demonstrou a seguinte lei, que leva o seu nome: “para o mesmo trecho do condutor, mantido à temperatura constante, é constante o quociente da diferença de potencial entre os extremos pela intensidade da corrente correspondente”. 

Figura 120

Significa que:

  constante desde que a temperatura permaneça constante

Essa constante R é chamada resistência elétrica ou resistência ôhmica do trecho AB.  Em particular, se os pontos A e B são os extremos do condutor, R é chamada resistência elétrica do condutor.  Representando por V a diferença de potencial entre A e B e por I a intensidade de corrente correspondente, podemos escrever:

           ou          

A lei de Ohm é válida para os condutores de primeira e de segunda classe.  Mas, no estudo que faremos a seguir sobre resistência suporemos que os condutores sejam metálicos, exclusivamente por comodidade.

A lei de Ohm é a LEI FUNDAMENTAL da Eletrodinâmica.  Todas as outras leis serão deduzidas a partir dela.

Biografia de George Simon Ohm

Lei de Ohm

Por definição chama-se resistência elétrica de um condutor ao quociente da diferença de potencial entre seus extremos pela intensidade de corrente elétrica correspondente.

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.