Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


   

1a)  O fenômeno da indução é usado quando queremos carregar um corpo com carga de sinal determinado.  Suponhamos por exemplo que queremos carregar o corpo A com carga  positiva.  Aproximamos dele um corpo B eletrizado negativamente, e no corpo A aparecerá, por indução, carga positiva e carga negativa (fig. 88-1º).  Ligamos o corpo  A à terra; é assim escoada a carga negativa (fig. 88-2º).  Cortando a ligação com a terra, e afastando o indutor, a carga positiva de A se espalha por toda a superfície, e esse corpo fica eletrizado positivamente.  Esse processo é usado frequentemente nos laboratórios para carregar urn eletroscópio com carga de sinal determinado.



Figura 88

2a)  Com o fenômeno da indução, podemos explicar a atração de corpos leves pelos corpos atritados.  Suponhamos que o corpo A é atritado e adquira carga positiva.  Um corpo leve B colocado nas proximidades fica com carga negativa e carga positiva.  Entre a carga positiva de A e a negativa do leve aparece uma força  de atração.  Entre a carga positiva do corpo A e a positiva do corpo leve aparece uma força de repulsão .

O corpo leve fica sujeito a três forças: ,  e o peso .  As forças  e  dão uma resultante .  Quando  for superior a essa resultante o corpo é deslocado para o corpo A.  Mas, para isso, é necessário que o peso  seja pequeno, isto é, que o corpo B seja leve.



Figura 89

3a)  Uma grande aplicação do fenômeno está nos condensadores.  Um condensador é constituído por um indutor e um induzido separados por um dielétrico.  (Será estudado no Capítulo V).


 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.