Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Somente por questão de ordem foi apresentado o fenômeno de indução com o induzido inicialmente neutro.  Mas, na realidade, isto não é necessário.  A indução existe mesmo no caso em que dois corpos carregados estão em presença.  Isso porque cada um dos corpos fica situado no campo elétrico do outro corpo e sofre indução.

Exemplo: Suponhamos o corpo A, com carga negativa, próximo do corpo B com carga positiva (fig. 86).  No corpo A aparecem cargas negativas e positivas como indica a figura abaixo. 

i

Figura 86

Vemos que essas cargas novas produzem um aumento de densidade elétrica do corpo A na região mais próxima de B porque nessa região aparece carga negativa, e uma diminuição da densidade elétrica do corpo A na região afastada do corpo B porque nessa região aparece carga positiva.  Raciocínio idêntico se aplica ao corpo B.  Na realidade sempre existe indução mútua mesmo quando o induzido está inicialmente neutro.  Suponhamos o corpo A com carga positiva e o corpo B neutro (fig. 87).  Neste último aparecem cargas negativas e positivas.  A carga negativa do corpo B, estando próxima do corpo A , induz nesse corpo cargas positivas e negativas.  Isso explica porque no corpo A vai haver um aumento da densidade elétrica na região próxima do corpo B e uma diminuição na região oposta, como tínhamos já mencionado na propriedade 5a do tópico "Características da Indução" .



Figura 87

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.