Lei do Decaimento Radioativo

A lei de decaimento radioativo, prevê como o número nuclear não decaído de uma dada substância diminue com o passar do tempo. O círculo vermelho da animação simboliza 1000 núcleos átômicos de uma substância radioativa que tem um período meia vida (T) que chega a 20 segundos. O diagrama da parte inferior representa a fração de núcleos não decaídos (N/N0) em um dado tempo t, que segue a seguinte lei:

N   =   N0 ·   2-t/T

N .... número de núcleos não decaídos
N0 ... número de núcleos existentes inicialmente
t .... tempo
T .... período de meia vida

Quando o applet é iniciado, oa núcleoa atômicoa começarão a "decair" (mudando da cor vermelha para preta). Você pode parar e continuar a simulação usando o botão "Pausa / Reinício". Neste caso um ponto azul para o tempo e para a fração de núcleos decaídos é desenhado no diagrama. (Note que nem sempre estes pontos se encaixam exatamente na curva!) Se você quiser voltar à posição inicial, clique no botão "Reiniciar".

É possível obter a probabilidade de apenas um núcleo atômico "sobreviver" durante um dado intervalo. Esta probabilidade chega à 50 % para um período de meia vida. Em um intervalo duas vezes maior (2 T) existe uma probabilidade de apenas 25 % dos núcleos sobreviverem (metade de 50 %), Em um intervalo três vezes maior (3 T) a probabilidade é 12,5 % (metade de 25 %) e assim por diante.

Você pode contudo prever o tempo que um dado núcleo atômico decairá. Por exemplo, mesmo que a probabilidade de um decaimento no próximo segundo seja de 99 %, é possível (mas improvável) que o núcleo decaia depois de milhões de anos.


Physics
Applets de Física
(Vista Geral)


© Walter Fendt, July 16, 1998
© Traduzido por: Antonio F. de Moraes Filho, Miriam G. de Castro e Juliana M. Marques Giordano - CEPA
Última modificação: Abril 02, 2001