|
Este applet Java mostra a interferência de duas ondas esférica ou circulares (por exemplo ondas de água ou de som). As ondas se propagam a partir de duas fontes que oscilam com mesma fase. O princípio válido para interferência de ondas é de que, considerando os seus sinais, as elongações são somadas.
Você pode observar dois casos extremos:
Nos pontos em que a diferença da distância entre as duas fontes Ds é uma integral múltipla do comprimento de onda l, as ondas chegam com a mesma fase. Isto significa que o máximo (círculos pretos) e o mínimo (círculos cinza) sempre chegam ao mesmo tempo, sendo assim, a interferência é construtuva (amplitude máxima). Os pontos com essa propriedade estão respectivamente situados nas curvas marcadas de vermelho.
Nos pontos em que a diferença da distância entre as duas fontes Ds é a metade ímpar da integral múltipla do comprimento de onda l, existem condições opostas. Os pontos que estão situados nas curvas azuis e respectivas superfícies, o máximo de uma onda sempre chega simultaneamente com o mínimo da outra, assim a resultante é diminuída(interferência destrutiva, amplitude mínima).
O botão "Pausa / Reinício" torna possível parar ou continuar a simulação. Se você escolher a opção "Câmara Lenta", a animação ficará cinco vezes mais lenta. Pode-se variar a distância das duas fontes usando os campos respectivos (não esqueça do "Enter" depois!). Na parte inferior, o programa indica a diferença Ds da distância entre as duas fontes (veja acima) através do ponto violeta. Você pode mover este ponto com o botão do mouse.
![]() |
Applets
de Física (Visão Geral) |
© Walter Fendt, May 22, 1999
© Traduzido por: Antonio F. de Moraes Filho, Miriam G. de Castro e Juliana M.
Marques Giordano - CEPA
Última modificação: Abril 02, 2001