|
De acordo com a primeira lei de Newton (lei da inércia), a velocidade de um corpo em movimento e sua direção permanecem constantes se nenhuma força atuar sobre ele. As circunstâncias de um movimento circular são diferentes: neste caso é necessário existir uma força, a força centrípeta, que é direcionada ao eixo de rotação. Este modelo simplificado de um carrossel demonstra essa força.
Se você escolher a segunda opção das quatro existentes na parte superior direita, serão mostradas as forças e a resultante exercidas em cada uma das oito massas: a força peso está desenhada em preto e a força exercida pela corda (tensão) é azul. A adição desses vetores resulta em um vetor (vermelho) direcionado para o centro do carrossel, que é igual à força centrípeta mencionada.
O programa também oferece um esquema em duas dimensões dos vetores das forças e os valores numéricos importantes em um movimento circular.
Se você quiser observar melhor os vetores força, pode parar o movimento usando o botão "Pausa / Início" ou então torná-lo dez vezes mais lento com a opção "Câmara lenta". As outras opções permitem uma variação dos parâmetros dentro de certos limites (não esqueça de teclar o "Enter"!).
Nota: A simulação assume um movimento circular com velocidade angular constante. O processo, enquanto as massas estão sendo aceleradas e desaceleradas, não é levado em consideração. A resistência do ar também é desprezada.
Applets
de Física (Índice Geral) |
© Walter Fendt, March 10, 1999
© Traduzido por: Antonio F. de Moraes Filho, Miriam G. de Castro e Juliana M.
Marques Giordano - CEPA
Última modificação: Abril 02, 2001