TeX: TeX é um programa de computador criado por Donald Ervin Knuth cujo objetivo é processar texto e expressões matemáticas. Knuth começou a escrever o mecanismo de processamento de texto do TeX em 1977 para explorar o potencial dos equipamentos de impressão digital que começavam a se infiltrar na indústria de publicação naquela época. Seu desejo era reverter a tendência de deterioração da qualidade tipográfica que afetava seus próprios artigos e livros. O TeX, como é conhecido hoje, surgiu em 1982. Alguns dos recursos foram adicionados em 1989 para suportar caracteres de 8 bits e múltiplos idiomas. O TeX é famoso por ser extremamente estável, por funcionar em diferentes tipos de computadores e por ser práticamente livre de erros. A versão do TeX, hoje em 3.14159, converge para pi, adicionando um dígito para cada bug corrigido.
O nome tem origem na palavra grega tau-epsilon-chi, que significa tanto arte como tecnologia. Pronuncia-se "téc" e, onde não é possível escrever explicitamente o logotipo do TeX (abaixo), como aqui, escreve-se com T maiúsculo, E minúsculo e X maiúsculo.
 Logotipo do TeX
\hrule \vfill \hfil Meu primeiro texto em \TeX.\hfil \vfill \hrule \eject\end
|
Exemplo de texto em TeX.
[obs.: texto em itálico retirado de Uma Introdução ao LaTeX]
|
|
TeXstarter: No primeiro capítulo do livro The TeXbook, D. E. Knuth criou os termos TeXnician e TeXpert para designar um técnico (technician) e um especialista (expert) em TeX, respectivamente. Seguindo a mesma idéia, criamos o termo TeXstarter para designar carinhosamente os aprendizes deste curso, que começam agora a ter contato com o (La)TeX (por isso, starters).
|
|