Imagem de Ivan Ramos Pagnossin
Coisas impressionantes que o TeX faz
por Ivan Ramos Pagnossin - Saturday, 18 October 2008, 11:45
  O TeX é um software extremamente flexível; programável. Um exemplo simples: você pode reconfigurar o TeX de modo que ele não considere o caráter % como especial, de modo que você possa usá-lo normalmente no texto (mas você não deve fazer isso).

Um outro exemplo, não tão claro: sabemos que comandos do primeiro tipo (control words) são aqueles compostos pela barra-invertida seguida de uma seqüência arbitrariamente longa de caracteres alfabéticos. Uma definição mais realista trocaria "alfabéticos" na frase anterior por "da CATEGORIA das letras". Isto significa que eu posso, por exemplo, promover o caráter ! (exclamação) para a CATEGORIA das letras e, com isso, construir comandos do PRIMEIRO tipo usando exclamação. Por exemplo:

\catcode`!=11
\def\meu!comando#1{$\times$#1}
\meu!comando A
\bye

Observe como o comando \meu!comando é do primeiro tipo, embora ! não seja uma letra!

O arquivo anexado (surpreendente.tex) é um exemplo bem mais impressionante: salve-o no seu computador e execute o TeX sobre ele para ver o que acontece:

tex surpreendente

obs.: NÃO use o TeXnicCenter para compilá-lo, mas sim o prompt de comando. Além disso, note que comando é "tex", não "latex".