Motivação e objetivo deste estudo e trabalho:


Movidos pelo interesse de conhecer sobre o fenômeno natural denominado em Física :"Luz", suas causas,natureza,efeitos, transformações,etc, e bem motivados pelos nossos professores do curso sobre "Energia"- a essência dos fenômenos", pretendemos realizar este trabalho, exclusivamente sobre o tema proposto de forma simples, pedagógica, mas com aprofundamento, na medida do possível, também cientifíco, com subsídios imprescindível nos ensinamentos e diretrizes transmitidos por nossos mestres do cursoEnergia, mas também, com a valiosa participação de eventuais colaboradores.

Procuramos sempre nos manter dentro do assunto ENERGIA como essência e escolhemos o tema "LUZ", como enfoque à fonte natural, o "Sol", como sendo a fonte das fontes, não somente da vida, mas também da própria Natureza, da Humanidade e da subsistência.

Einsten, citado em "Reflexões Filosóficas", de Irineu Monteiro, afirma: "A vida no Universo depende da energia (luz), e sem ela a vida inteira inexistiria. Ela atua no mundo visível e invisível. Todos os seres animais, vegetais e minerais evidenciam a sua presença".

No registro da Criação, conforme o livro de Gênesis, a luz veio a ser. E disse Deus: "haja luz e houve luz".

Acreditamos ser nossos desejos, realçar, quem sabe, descobrir, ou pelo menos, reconhecer possibilidades futuras para que o Brasil siga, ou seja iluminado a seguir, um rumo radiante racional e feliz, quanto à sua Política Educacional, Energética e Informática, sadia e próspera, quantitativa, qualitativa: descobrindo novas e mais adequadas tecnologias, sem descuido e sem economizar investimentos em pesquisas, nos setores correlacionados, com resultados riquíssimos para o nosso País e para a Humanidade.

Que a Ciência Física não seja oculta.

Que a Ciência Física não seja do oculto.

Que a Ciência Física não seja quem oculta.

Que a Ciência Física seja a essência das Ciências.

O SOL

O centro do sistema está sempre ativo e emite grandes camadas de gás que só são observadas durante os eclipses.Emite um espectro de luz contínua e é agitada por fenômenos transitórios e isolados como nuvens, tormentas e furacões, similares em escala muito maior aos da atmosfera terrestre.

Se a menor temperatura do Sol chega a 5000 °C , isso nos faz supor que o astro é totalmente gasoso. A razão é que as assombrosas pressões que reinam no interior do Sol desintegram seus átomos e produzem uma série de reações nucleares à uma temperatura de cerca de 20 milhões de graus, cuja consequência é uma pressão de radiação, uma expansão para o exterior.

E= mc ²

Esta equação, formulada em 1905, por Einsten, estabelece que a matéria e a energia são equivalentes ou intercambiáveis. E é a energia média em ERGS; M é a massa em gramas e C é a velocidade da luz em centímetros por segundo. A conclusão é que uma pequena quantidade de massa pode dar uma enorme quantidade de energia. A tremenda radiação solar é obtida assim, por uma redução de massa; com efeito, o núcleo de hidrogênio pesa pouco mais de 1, e quando se reúnem dois prótons e dois nêutrons para formar o núcleo de Hélio de massa 4, há a perda de matéria de 0,7%; desta transformação de matéria em energia, que é o maior rendimento que se conhece, nascem todos os raios solares.

Calcula-se que, mediante esse fenômeno, o Sol pode manter seu brilho durante cem milhões de anos; se conseguisse converter toda sua massa em energia, seu brilho duraria 150 vezes mais. As proporções, em peso, no interior do Sol são: 70% de hidrogênio e 27% de hélio.

Bibliografia: Tecnirama;o Sol - Fernando Chinaglia - Distribuidora S/A do Brasil por Editora Codex Ltda.