1-) Que Tópicos você pretende abordar no assunto escolhido? |
a-)
Pretendemos abordar os assuntos referente a reciclagem do lixo, sua
importância e como retirar energia elétrica da queima de gás metano e
incineração do lixo orgânico.
b-) Esclarecer o conceito de lixo e os cuidados que deveremos ter com o lixo perigoso. c-) Através dos explicações da queima do lixo pretendemos introduzir os conceitos da termodinâmica. d-) Através do conceito de separação de sucata metálica explicar alguns conceitos de eletromagnetismos. |
2-) Que tópicos (ou parte deles) seria melhor explicado/demonstrado de modo interativo? |
a-)
Produção de energia elétrica através da queima de lixo
orgânico.(Explicar o funcionamento primário de uma termoelétrica.
b-) Separação da sucata através de eletroímãs. c-) A importância da reciclagem. (Através de jogos interativos sobre reciclagem). |
3-) Que tópicos tem exemplos ou aplicação com o mundo real? | Todos os três citados no item 2 |
4-) Descreva a ligação dos tópicos escolhidos com os tópicos curriculares? |
a-)
Explicando o conceito primário de uma termoelétrica podemos abordar os
conceitos do ciclo termodinâmico como por exemplo: O Estado Gasoso e
suas Transformações, Teoria cinética dos gases,
Equações de Clapeyron, 1ºe 2º Lei da termodinâmica.
b-) Explicando o conceito da separação da sucata metálica através dos eletroímãs podemos explicar os conceitos do eletromagnetismos como: Campo eletromagnético, Força elétrica, Imãs e Eletroímãs, Força magnética e Energia eletromagnética. c-) Explicando a importância da reciclagem podemos abordar vários assuntos referentes ao meio ambiente e sua preservação, também podemos explorar alguns conceitos Químicos sobre a composição dos gases gerados pela queima do lixo orgânico. |
5-) Relacione algumas aplicações no mundo real que precisem do assunto tratado por você? |
a-) Com a crescente demanda de lixo gerado pelas pessoas devemos nos preocupar com o que fazer com o lixo gerado e como trata-lo sem agredir o meio ambiente, por isso achamos que o destino do lixo orgânico poder ser a incineração e o aproveitamento desta queima para gerar energia elétrica. b-) Podemos também aproveitar uma parte deste lixo orgânico para a geração de gás metano e posterior geração de adubo orgânico com o que sobra do lixo após a extração da gás. c-) Levando em consideração que o lixo também é formado por vários outros tipos de material que podem ser melhor aproveitado com sua seleção e reaproveitamento, indicando também os cuidados que deveremos ter com os lixos considerados perigosos. |
6-) O que já foi feito nesta área? | Item em elaboração. |
7-) Defina muito bem o escopo de seu trabalho especificando o que será coberto e o que não será coberto? | Item em elaboração. |
8-) O que você deseja que os alunos aprendam com seu projeto? O que eles deverão saber após ter lido o trabalho? |
a-)
O objetivo deste projeto é levar ao aluno uma visão sobre importância
da energia que ele esta desperdiçando através do lixo e mostrar a ele
que é possível reaproveitar esta energia em nosso próprio beneficio.
b-) Os alunos deverão ser capazes de relacionar o melhor maneira de reciclar o lixo. c-) Os alunos deverão entender que através de simples acontecimentos diários podemos aplicar a Física como ferramenta para definir quais os melhores caminhos para o lixo gerado pelas pessoas. d-) Os alunos deverão efetuar cálculos sobre o rendimento da produção de energia através dos conceitos Físicos. e-) Os alunos deverão ser capazes de efetuar estudos mais aprofundados sobre os assuntos tratados neste projeto. |