Fuga de Energia Elétrica

 
     



  • Uma causa muito comum de aumento na conta de energia elétrica é a "fuga" de energia elétrica.

  • Como nos vazamentos de água (cano furado, goteira, etc.), a "fuga" de energia ou corrente elétrica é também registrada pelo medidor, e você acaba pagando uma energia que não utilizou.

  • As principais causas de "fuga" são: emendas de condutores mal feitas, condutores desencapados, mal dimensionados, ou com isolação desgastada pelo tempo. Pode ser provocada, ainda, por eletrodomésticos defeituosos.
   

Para localizar esse defeito, basta proceder do seguinte modo:

 
 

Na instalação elétrica

 

  1. Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes;

  2. Verifique se o disco medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, existe a "fuga" de energia elétrica;

  3. No caso de haver "fuga", a causa pode ser, defeito na instalação elétrica, ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados. Para saber a origem da "fuga", desligue a chave geral e verifique:

  • Se o disco do medidor parar de funcionar, então o defeito é da instalação elétrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um eletricista de sua confiança;

  • No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor, se o disco der uma volta completa em menos de 15 minutos. Você deve, então, consultar o escritório da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, pessoalmente, ou por telefone, com uma conta de energia elétrica à mão.
   
  Aparelhos eletrodomésticos  





  • Depois que você testar a instalação elétrica e o medidor e verificar que estão perfeitos, faça o mesmo com os seus eletrodomésticos:
  1. Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou a fusível) e mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes;

     

  2. Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. 0 teste não pode ser feito com a geladeira, o rádio-relógio, o videocassete ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que devem ser desligados das tomadas na hora do teste;

     

  3. Verifique o disco do medidor de energia. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico, ou a tomada, está com algum defeito. Ligue outro eletrodoméstico na mesma tomada e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar. Caso continue, o defeito está na tomada. Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito. Para confirmar, teste-o em outra tomada.

     

  4. Não utilize a mesma tomada para vários eletrodomésticos.

     

  5. Não ligue o fio diretamente o aparelho na tomada "fêmea". Utilize sempre uma tomada "macho" para conectar na eletricidade.