Como modificar a ddp e evitar as perdas de potência ?

 
O transformador é um aparelho que permite modificar uma diferença de potencial (ddp) alternada aumentando-a ou diminuindo-a conforme a conveniência (uso residencial ou até mesmo nas redes de transmissão).
   
A sua operação está baseada na indução que uma fem (força eletromotriz) alternada num circuito provoca num circuito que esteja vizinho, em virtude da indutância mútua dos dois circuitos.


O enrolamento que recebe a potência de entrada é o
primário do transformador e o outro enrolamento é o secundário. Qualquer dos enrolamentos de um transformador pode ser usado como primário ou como secundário.
 
A função do núcleo de ferro é a de aumentar o campo magnético, para uma dada corrente, e orientar o campo de modo que quase todo o fluxo magnético que passa por um enrolamento passa pelo outro. O núcleo é laminado, a fim de se diminuírem as perdas pelas correntes de Foucault. Outras perdas de potência aparecem em virtude do aquecimento Joule nas resistências (pequenas) dos dois enrolamentos e em virtude das perdas pela histerese nos núcleos de ferros.

Os transformadores reais têm eficiência de 90 a 95%.