17 - É PRECISO ENERGIA

Para movimentar esse ritmo intenso de atividades é necessária uma grande quantidade de energia. Não é por acaso que observamos nessa região, o maior número de usinas elétricas e também de refinarias de petróleo.

As refinarias de petróleo produzem alguns produtos básicos, como a gasolina, utilizada nos automóveis, o óleo dísel, nos ônibus e caminhões e o óleo combustível, na atividade industrial. Nesse sentido, a localização das refinarias está plenamente justificada, pois é justamente nessa região que temos a maior concentração, tanto de indústrias quanto de veículos automotores.

Aproximadamente metade do petróleo que é processado nessas refinarias é importado, principalmente de países do Oriente Médio. O restante é produzido internamente pela Petrobrás.

Desde a década de 50, a Petrobrás (empresa estatal) detinha o monopólio da exploração petrolífera no Brasil. Isso significava que nenhuma outra empresa poderia se dedicar a essa tarefa em território brasileiro. Em fins da década de 70, foram abertas várias áreas para que outras empresas (nacionais e estrangeiras) investissem nesse ramo. Mas até hoje não se teve notícia da possibilidade de produção petrolífera no Brasil, a não ser nas áreas já exploradas e controladas pela Petrobrás.

Continua como monopólio estatal (exercido pela Petrobrás) o refino do petróleo, assim como a sua importação e transporte. Já a distribuição dos derivados de petróleo (gasolina, óleo dísel, óleo combustível, etc.) é aberta, e dela participam, além de empresas nacionais como Ipiranga, Hudson, São Paulo e a própria Petrobrás , algumas das gigantes do petróleo mundial, como a Exxon, a Shell e a Texaco.

Em terra ou em mar, é justamente nas bacias sedimentares costeiras que ocorre a maior parte da produção petrolífera brasileira, com destaque, como já afirmamos, para a bacia de Campos, no Rio de Janeiro e, em segundo lugar, para o Nordeste.

Devemos afirmar que o petróleo é encontrado somente em áreas sedimentares, pois resulta da decomposição de material orgânico de origem marinha, isto é, de restos de animais e vegetais que foram se depositando e acumulando durante milhões de anos.

Além das bacias litorâneas, a Amazônica também apresenta boas possibilidades de ocorrência de petróleo. Porém, essa área ainda não foi muito pesquisada.