FORÇA GRAVITACIONAL

O exemplo mais simples de forças, uma vez que faz parte do nosso cotidiano, é a força gravitacional. A queda dos objetos em direção à superfície terrestre é devida á força gravitacional. Outro exemplo é o movimento de translação da Terra. A Terra mantém-se numa órbita elíptica em torno do Sol como resultado da força gravitacional exercida pelo Sol sobre ela.

IAG - Força Gravitacional

Sistema solar- estação Ciencia



A lei que rege o comportamento da interação gravitacional foi proposta por Newton. A interação gravitacional ocorre devido às massas dos objetos. Se dois objetos de massas m1 e m2 estiverem à uma distância d então surge entre eles uma força de atração (a força gravitacional) tal que o seu módulo é dado pela expressão

,

ou seja, a força gravitacional é diretamente proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância. A constante G é conhecida como constante da gravitação universal e seu valor é:


Em linguagem vetorial a lei de Newton da gravitação universal é a seguinte:

Se denotarmos o vetor de posição da partícula de massa m1 por e aquele associado à partícula de massa m2 por então o enunciado da lei de Newton é:

,

onde ( ) é a força exercida pela partícula 2(1) sobre a partícula 1(2).

Clique em UNIVERSAL GRAVITACION - Força gravitacional