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Medir
e analisar o movimento de uma bola descendo um plano inclinado
Objetivos: |
- Obter,
utilizando o gráfico de variação do espaço em função do tempo,
as velocidades e acelerações correspondentes (derivação gráfica).
- Medir
velocidades médias em movimento retilíneo e obter as velocidades
instantâneas em função do tempo.
- Representar
graficamente os resultados obtidos.
- Calcular
os espaços correspondentes às velocidades a partir do gráfico
de velocidades (integração gráfica).
- Interpretar
gráficos, isto é, relacioná-los às equações correspondentes.
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Proposta: |
Medir
espaços percorridos por uma bola num plano inclinado em diferentes
instantes, determinar a variação temporal da velocidade, determinar
a aceleração correspondente. |
Serão
necessários uma canaleta de alumínio de aproximadamente 2m de comprimento
(pode ser um trilho de cortina ou uma rampa de acesso a pisos diferentes
do edifício), uma bola ou um carrinho, cronômetros que podem ser dos
relógios digitais de alguns alunos.
A
cada 30cm faça um traço bem nítido por fora do trilho. Cada aluno
fica numa das marcas do trilho e vai observar e detectar quando o
móvel passa pelo ponto de sua responsabilidade. Fixe o trilho com
uma certa inclinação.
Todos
os alunos começam a contagem de tempo quando o móvel for solto no
ponto mais alto do trilho. O aluno que vai soltar o móvel pode falar
"JÁ" e os cronômetros são disparados pelos alunos já posicionados.
As medições devem ser repetidas algumas vezes para obter os dados.
Organize uma tabela de dados.
Tabela
3 - Dados experimentais s x t |
xi(cm) |
t(s) |
t'(s) |
t''(s) |
t'''(s) |
ti
médio |
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Se
os valores obtidos forem muito diferentes entre si façam um treinamento
antes de tomar os dados definitivos.
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Faça um gráfico dos xi em função dos tempos médios
correspondentes.
-
Trace
uma curva média entre os pontos obtidos. (Não ligue os pontos
em ziguezague!)
-
Utilize
o gráfico do item 2 e escolha intervalos de tempo adequados.
-
Calcule
as velocidades médias em cada intervalo, usando a curva para fazer
as leituras de espaços. Preste atenção: as curvas representam
comportamentos médios e "tiram" os erros eventuais.
-
Faça
um gráfico das velocidades em função do tempo. Não se esqueça,
as velocidades médias devem ser associadas ao instante intermediário
dos intervalos.
-
Tente
traçar a melhor reta pelos pontos, isto é, a reta que passa o
mais perto possível de todos os pontos, deixando alguns para cima
e outros para baixo da reta escolhida. Existe um método matemático,
que define de modo único qual é a reta que melhor representa um
conjunto de dados, chamado método dos mínimos quadrados.
-
Através
da reta traçada no item anterior, calcule a aceleração dada pela
variação da velocidade
em um intervalo de tempo
.
Use intervalo de tempo grande, já que basta calcular uma vez a
aceleração, e quanto maior o trecho usado menor é o erro cometido
nessa medida.
-
Identifique
o sistema de referência usado.
Observação: |
Propomos
que sejam usadas as curvas médias e não os pontos experimentais
para considerar o comportamento médio, desprezando dessa
forma erros eventuais de medida que dão origem às flutuações.
Os ziguezagues são conseqüência de diferenças em tempos
de reação de diferentes alunos em diferentes posições
e também da atenção diferente em cada medição.
É impossível tirar por completo erros introduzidos por
variações de tempo de reação, a menos que se usem equipamentos
mecanizados e automatizados. Apesar das inconveniências,
experiências feitas pelos próprios alunos são sempre
uma forma de fazer sentir uma medição e sua precisão.
Outras formas de análise de dados podem ser propostas
e os resultados comparados, considerando sempre os possíveis
erros experimentais. |
1.
O arranjo ilustrado ao lado, no qual dois blocos são interligados
por um fio, é um bom exemplo de movimento uniformemente acelerado.
2.
O arranjo ao lado também provê um bom exemplo de movimento uniformemente
acelerado. Neste caso, os dois blocos são presos por um fio, o qual
passa por uma roldana. Para melhor observar e realizar medidas, recomendam-se
blocos com pequenas diferenças de massa.
3. Um objeto descendo um plano inclinado provê um outro exemplo de
movimento uniformemente acelerado.
4. Do ponto de vista da demonstração, um ventilador com rodinha pode
ser utilizado para exemplificar o movimento uniformemente variado.
5. Solte duas bolas de massas diferentes e tamanhos semelhantes de
aproximadamente 2m de altura e verifique se elas chegam simultaneamente
ao chão.
6. Solte agora duas folhas de papel iguais, mas uma delas amassada
como uma bolinha. Observe e discuta o que acontece.
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