Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

1. Um condutor retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica de 10A.  Calcular:  a) a intensidade do campo magnético e a indução magnética num ponto situado a 2mm, sabendo que a permeabilidade magnética do meio é igual a 1,8 gauss/oersted;  b) a força que atua numa massa magnética de  colocada nesse ponto.

Temos:

a) Pela lei de Biot e Savart:

Fica:

Para transformarmos para o sistema MKS fazemos a proporção:

A indução vale:

b) A força que atua na massa magnética m vale:

2. Um condutor circular de 12cm de diâmetro é percorrido por uma corrente de 100A em um meio de permeabilidade magnética igual a 120 no sistema CGSEM.  Calcular:  a) a intensidade do campo magnético e a indução magnética no centro do condutor;  b) a força que atua na massa magnética de 200 uem CGS colocada nesse ponto.

3. Para se determinar a permeabilidade magnética de um meio, coloca-se nesse meio um condutor circular de 3cm de diâmetro.  Faz-se passar pelo condutor uma corrente de 200A, e mede-se no centro do condutor uma indução magnética de 3348 gauss.  Qual a permeabilidade magnética?

4. Um condutor retilíneo é colocado na posição vertical e percorrido por uma corrente de 30A.  Um ímã de 3cm de comprimento, cujos polos têm  suspenso pelo centro de gravidade e colocado de maneira que sua linha norte-sul fique num plano horizontal e essa linha prolongada, encontra o condutor.  Um dos polos do ímã está a 2cm do condutor.  1o) Calcular o momento das forças que atuam nos polos do ímã.  2o) Indicar na figura asbaixo o sentido da rotação do ímã.

5. Um condutor retilíneo é colocado na posição vertical e percorrido por uma corrente de 20A.  Outro condutor retilíneo é colocado na posição horizontal e percorrido por uma corrente de 30A.  Imagine um ponto situado entre os dois condutores na reta da menor distância entre eles (perpendicular comum), a 2cm do condutor vertical e a 4cm do condutor horizontal.  Sendo a permeabilidade magnética do meio igual a 25 gauss/oersted, calcular a intensidade do campo magnético e a indução magnética nesse ponto.

6. Transformar:  a) 4.000 gauss para ;  b) 200 webers para maxwells;  c) a permeabilidade de 120  gauss/oersted para ;  d) a massa magnética de 5.000 uem CGS para unidades MKS;  e) a intensidade de imantação de  para gauss.

7. Uma bobina circular chata de 10cm de diâmetro contém 200 espiras e é percorrida por uma corrente de 5A.  Calcular:  a intensidade do campo magnético e a indução magnética no seu centro, no ar, usando obrigatoriamente o sistema MKS.

8. Um condutor retilíneo de 1m de comprimento é percorrido pela corrente de 10A.  Calcular:  a) a intensidade do campo magnético e a indução magnética num ponto situado a 2cm do condutor, no ar;  b) a força que atua na massa magnética de 0,00005 weber colocada nesse ponto.  Usar, obrigatoriamente, o sistema MKS.

9. Uma bobina circular chata com 100 espiras, de 12cm de diâmetro, produz no centro uma indução magnética de  , no ar.  Qual a intensidade da corrente?

10. Demonstre que  .

11. Demonstre que  .

12. Demonstre que  .

13. Um condutor circular de 5cm de raio é percorrido pela corrente de 100A.  No plano do círculo, a 2cm dele, há um condutor retilíneo infinitamente comprido, percorrido pela corrente de 3,5 ab A.  Calcular:  a) a intensidade do campo magnético e a indução magnética no centro do círculo, supondo os condutores no ar;  b) idem, supondo os condutores num meio de permeabilidade magnética 1,5 gauss/oersted.

14. Com um fio de cobre de 0,4mm de diâmetro quer-se construir uma bobina chata de 20 espiras e 10cm de raio, que produza no centro um campo magnético de 80 oersteds.  Calcular: a) quantos metros de fio são necessários;  b) a diferença de potencial que deve ser aplicada à bobina. Resistividade do cobre, .

15. Demonstre que  .

16. Demonstre que  .

187  –  Demonstre que  .

18.  Demonstre que  .

19. Demonstre que  .

20. Desenhe o vetor campo magnético nos pontos A e N dos campos produzidos pelos circuitos desenhados abaixo:

21. Uma bússola das tangentes (galvanômetro das tangentes) tem uma bobina de 10cm de raio com 40 espiras, e está trabalhando num lugar da Terra em que a inclinação magnética é de 60o e a intensidade do campo magnético é de 0,5 oersteds.  Calcular:  a) a constante do galvanômetro;  b) a intensidade da corrente que produz no ímã uma rotação de 5o.  

22. Quais são os três fenômenos eletromagnéticos?  

23. No que consiste a “experiência de Oersted”?  Se o leitor dispuser de um “acumulador” de automóvel, para funcionar como gerador, realize a experiência de Oersted com o circuito indicado na figura 285.  

24. Faça a experiência indicada na figura acima (exercício 21), para determinar a forma das linhas de força do campo criado por condutor retilíneo.  

25. Idem, para o caso de um condutor circular abaixo.  Faça o condutor de uns 5cm de raio.  

26. Idem, para um solenóide.

 

27. Enuncie a 1a lei elementar de Laplace.  

28. Explique as regras do boneco, do saca-rolhas e da mão direita.  

29. Defina indução magnética num ponto do campo criado por uma corrente.  De que elementos depende o valor dessa indução magnética?  E quando o campo é produzido por um ímã, de que depende o valor da indução magnética?  

30. Defina abampère (uem CGSi).

31. Defina as seguintes unidades: abcoulomb, abvolt, abohm, abmho.

32. Deduza a expressão do campo magnético e da indução magnética criados no centro de um condutor circular.

33. Enuncie a lei de Biot e Savart, para o campo de um condutor retilíneo.

34. Explique o funcionamento do galvanômetro de ímã móvel e do galvanômetro das tangentes.  Para se trabalhar com um desses instrumentos, é necessário saber-se o valor do campo magnético terrestre?  Justifique a resposta.

35. Explique o funcionamento de: um eletroímã, um disjuntor, um relé, uma campainha, o telégrafo, o fone, fazendo uma figura de cada um deles.

36. Se possível, analise a campainha de sua residência para verificar como funciona.

37. Num relé, a corrente que alimenta a bobina é a própria corrente do circuito que o relé abre ou fecha?

Autor: Roberto A. Salmeron

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.