Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

O leitor já deve ter observado que os nomes das unidades magnéticas do CGSEM são obtidas por combinações dos nomes das três unidades: oersted, gauss e maxwell (veja os quadros de resumo no fim dos Capítulos 12 e 13).  Mas, os nomes das outras unidades desse sistema, que não são formados por combinações daqueles três nomes, são obtidos do seguinte modo: ao nome da unidade correspondente do sistema MKS se adiciona o prefixo AB.  Assim, a unidade de intensidade de corrente é chamada abampère, a de diferença de potencial, abvolt, etc..

Analogamente ao que acontece com o sistema CGSES, com o CGSEM se dá o seguinte:

1o) Em vez de se usar o nome de uma unidade como está mencionado acima, pode-se indicar a unidade escrevendo-se: unidade CGS eletromagnética de ………  (nome da grandeza).

Em vez de se usar o nome abampère para unidade de intensidade de corrente, pode-se escrever: unidade CGS eletromagnética de intensidade de corrente (abreviadamente: , ou ).

2o) Quando não há possibilidade de confusão, isto é, quando se sabe de antemão qual a grandeza que está sendo tratada, não é necessário indicar o nome dela nem escrever CGS.  Basta escrever: unidade eletromagnética.

Não é necessário escrever: a carga elétrica do elétron é unidades CGS eletromagnéticas de carga elétrica, porque já se sabe que se trata de uma carga elétrica.  Basta escrever: a carga elétrica do elétron é unidades eletromagnéticas.  E abreviadamente: uem.

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.