Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Suponhamos uma superfície plana de área S colocada em um campo magnético uniforme de indução magnética .  Seja n a normal à superfície e  o ângulo que a normal à superfície faz com a direção do campo, que é a direção de (fig. 249).

Chama-se fluxo magnético que atravessa uma superfície plana, colocada em um campo magnético uniforme, ao produto do módulo de indução magnética, pela área da superfície, pelo coseno do ângulo que a normal à superfície faz com a direção do campo.  Representa-se o fluxo pela letra .  Então, por definição,

Vemos então que fluxo magnético é o fluxo da indução magnética .

O fluxo magnético pode variar por uma variação da área da superfície, ou por uma variação da indução, ou por uma variação da posição da superfície no campo.  Dos três processos, o mais comodo é o terceiro.  Para isso fazemos a superfície girar em torno de um eixo perpendicular ao campo.

Essa variação do fluxo em função do ângulo  é idêntica à variação do fluxo elétrico em função do ângulo , que foi estudada no tópico "Fluxo Elétrico num Campo Uniforme".  Devido à importância do assunto, sugerimos ao leitor que reproduza a variação do fluxo em função de , mas, agora para o fluxo de .  O gráfico da variação é o da figura 250.



Figura 250

Queremos salientar aqui que, na prática, o conhecimento da variação do fluxo magnético é muito mais importante do que o conhecimento da variação do fluxo elétrico.  Porque a variação do fluxo magnético é responsável pelo importantíssimo fenômeno chamado indução eletromagnética, que será estudado no Capítulo 16.

Esta unidade é obtida a partir da equação de definição considerando-se:

, ou seja , o que significa superfície perpendicular ao campo.

Resulta:

Chama-se maxwell ao fluxo magnético que atravessa uma superfície plana de um  colocada perpendicularmente a um campo magnético uniforme de indução magnética um gauss.

A unidade de fluxo é obtida considerando-se:

Resulta:

Um weber é o fluxo magnético que atravessa uma superfície plana de área de um metro quadrado, colocada perpendicularmente a um campo magnético uniforme de indução magnética de um weber por metro quadrado

NOTA:  O termo weber originalmente foi empregado para designar a unidade de fluxo magnético.  Pelo fato de ser

é que a unidade  é chamada .

No tópico "Sistema de Unidades de Magnetismo e Eletromagnetismo" vimos que a unidade de massa magnética também é chamada weber.  Faz-se isso porque massa magnética e fluxo magnético são grandezas físicas da mesma espécie.  Deixamos ao leitor, como exercício, demonstrar isso.

Fluxo no campo uniforme

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.