Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Além do vetor campo magnético , existe no campo magnético uma outra grandeza vetorial, que desempenha papel importantíssimo em muitos fenômenos eletromagnéticos.  É chamada indução magnética, ou densidade de fluxo magnético e representada por .

Chama-se indução magnética em um ponto ao produto da permeabilidade magnética do meio pelo campo magnético nesse ponto.

Isto é,

A direção e o sentido da indução são a própria direção e sentido do campo magnético .  O módulo é igual ao produto de  pelo módulo de , isto é,

Admitindo-se que o campo seja produzido por uma massa magnética puntiforme, o módulo de  é:

Logo

ou

Concluímos que, quando o campo magnético É PRODUZIDO POR UM ÍMÃ, a indução  num ponto depende exclusivamente da massa magnética que produz o campo e da distância do ponto à massa magnética, MAS NÃO DEPENDE DO MEIO.

Unidades de indução magnética

A unidade de  é obtida considerando-se:

   (portanto, vácuo)

Resulta:

Um gauss é a indução magnética num ponto de um campo magnético no vácuo no qual a intensidade do campo é um oersted.

1a) Pelo fato de ser  é que a unidade de permeabilidade magnética do CGSEM também é chamada gauss/oersted, conforme vimos no tópico "Sistema de Unidades de Magnetismo e Eletromagnetismo" .
2a) É fácil provar que a indução magnética, , é grandeza física da mesma espécie que a intensidade de imantação, , temos:

ou,

ou

Indução e imantação representam ambas o quociente de uma massa magnética por uma área (ou quadrado de um comprimento, que é o mesmo).  Esse é o motivo pelo qual essas duas grandezas são avaliadas nas mesmas unidades.  No no tópico "Densidade Magnética" provamos que densidade magnética é grandeza da mesma espécie que a imantação, e que por isso também tem a mesma unidade que esta.  Na verdade, o nome gauss originalmente foi dado à unidade de , e depois passou a ser usado nas outras.

A unidade de  é deduzida considerando-se:

(ver tópico "Sistema de Unidades de Magnetismo e Eletromagnetismo")

Resulta:

A unidade de  no sistema MKS é chamada , é a indução magnética num ponto de um campo magnético em que a intensidade do campo é um praoersted, num meio em que a permeabilidade magnética é .

Podemos concluir que o produto de  por um praoersted dá , do seguinte modo: já vimos, que .

Então:

Considerando a fórmula de Coulomb,

e escrevendo as unidades das grandezas, temos:

de onde tiramos que:

Então:

Indução eletromagnetica

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.