Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Vimos, no tópico "Unidades de Carga Elétrica" , que o sistema MKS contém unidades em toda a Eletricidade, isto é, em Eletrostática, Eletrodinâmica, Magnetismo e Eletromagnetismo.  E que o sistema CGSES contém unidades só em Eletrostática e Eletrodinâmica.

Além do CGSES, existe um outro sistema de unidades elétricas derivado do CGS mecânico: é chamado CGS eletromagnético (abreviadamente, CGSEM).  Este sistema se inicia em Magnetismo, e é por isso que somente agora vamos estudá-lo.  Embora se chame CGS eletromagnético, ele possui unidades também em Eletrostática e Eletrodinâmica, mas nessas partes suas unidades não são usadas.

Recorde o tópico "Unidades de Carga Elétrica".  Já dissemos que não é possível construir-se um sistema de unidades elétricas partindo-se exclusivamente das três unidades fundamentais da Mecânica, mas, é necessário adotar-se uma quarta unidade fundamental, tipicamente elétrica.  Esta quarta unidade do sistema CGSEM é a de permeabilidade magnética.

O sistema CGSEM adota arbitrariamente o valor 1 para a permeabilidade magnética do vácuo.  A unidade de permeabilidade magnética deste sistema se indica por , ou ; também é chamada gauss/oersted, por razões que veremos mais tarde. (Tópico "Indução Magnética ou Densidade de Fluxo Magnético")

As unidades fundamentais do sistema CGSEM são, portanto:

1)  unidade de comprimento  –  centímetro
2)  unidade de massa  –  grama
3)  unidade de tempo  –  segundo
4)  unidade de permeabilidade magnética  –  gauss/oersted, ou .  

É deduzida a partir da fórmula de Coulomb:

 

Considerando-se:

     Resulta:     e    

Portanto:  a unidade de massa magnética do sistema CGSEM é a massa magnética puntiforme, que, colocada no vácuo a um centímetro de outra massa magnética puntiforme igual, exerce sobre ela a repulsão de um dine.

Nota:  A permeabilidade magnética do ar é muito próxima da do vácuo.  Na prática a consideramos também igual a 1 gauss/oersted.

Já vimos que as unidades fundamentais deste sistema são: o metro, o quilograma, o segundo e o ampère.  Agora que já sabemos o que é permeabilidade magnética, podemos nos deter mais na definição do ampère, já dada no tópico "A Formação do Sistema MKS em Eletricidade".  No estudaremos o seguinte fenômeno: quando dois condutores, com corrente, são colocados próximos, cada um deles exerce força sobre o outro.  Veremos que se os condutores são retilíneos e paralelos, as forças que atuam nos dois tem igual módulo que vale:

onde:     e   são as intensidades das correntes;   é o comprimento dos condutores; a  é a distância entre os condutores;   é a permeabilidade magnética do meio.



Figura 230

Vimos que o ampère é definido do seguinte modo:  ampère é a intensidade de uma corrente invariável que, passando em dois condutores paralelos e de comprimento infinito e distantes entre si de um metro, no vácuo, faz aparecer em cada condutor a força de  newtons por cada metro de condutor.

É deduzida a partir da fórmula .  Tiramos:

 

Se fizermos:

     Resulta:   

ou

que é a unidade de permeabilidade deste sistema.

É calculada pela fórmula , bastando para isso colocar nessa fórmula os valores das grandezas que entram na definição de ampère.  Isto é, se considerarmos:

 

então o  será o do vácuo.  Representaremos por  a permeabilidade do vácuo.  Então:

   

ou

Nota:  A permeabilidade magnética do ar é muito próxima da permeabilidade do vácuo.  Na prática as consideramos iguais.

É deduzida a partir da fórmula de Coulomb, considerando-se:

Resulta:

A unidade de massa magnética do sistema MKS é a massa magnética puntiforme que, colocada no vácuo a um metro de outra massa magnética puntiforme igual exerce a repulsão de .  É chamada , e por razões que veremos mais adiante também é chamada weber  (tópico "Fluxo Magnético num Campo Uniforme" ).

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.