Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Suponhamos que o galvanômetro G deva medir a corrente de intensidade I.  Quando o galvanômetro não suporta essa corrente, ligamos em derivação com o galvanômetro uma resistência r.  A finalidade dessa resistência é fazer que parte da corrente I se desvie por ela.  Essa resistência é chamada Shunt.  Seja i a intensidade da corrente que passa pelo shunt e  a que passa pelo galvanômetro; r a resistência do shunt e  a do galvanômetro (fig. 186).  Temos:


Figura 186

A diferença de potencial entre A e B vale:

ou

Lemos no galvanômetro a corrente .  Multiplicamos pelo número , e obtemos a corrente I do circuito exterior.

O número  é chamado fator de multiplicação, ou fator de ampliação do shunt.  O fator de multiplicação é fixado antecipadamente. Depois calculamos o valor de r.  Exemplo: suponhamos que queiramos um fator de multiplicação igual a 100.  Temos:

Costumamos denominar o shunt pela relação .  O shunt do nosso exemplo é chamado shunt .  Exemplo: os shunts de  e , tem fator de multiplicação igual a 1000 e 10000, respectivamente.

Shunts

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.