Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

O físico Van de Graaf inventou em 1931 o gerador que leva o seu nome.  A sua idéia foi obter um gerador capaz de produzir diferenças de potencial elevadas, para utilizá-lo em Física Atômica.  As diferenças de potencial que eles fornecem são de vários milhões de volts, tendo sido já construído vários que fornecem 4,5 a 5 milhões.  São usados para acelerar partículas eletrizadas constituintes do átomo, como, por exemplo, elétrons ou prótons.  Essas partículas, colocadas no campo elétrico produzido pela grande diferença de potencial ficam sujeitas a forças, e são aceleradas.  Ganham então, energia cinética.  Depois se estudam propriedades das partículas em função da energia cinética que elas adquirem.

Na Faculdade de Física da Universidade de São Paulo, o Prof. Oscar Sala está construindo um gerador Van de Graaf que dará 4 milhões de volts, e que deverá entrar em funcionamento em princípios de 1953.

Autor: Roberto A. Salmeron

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.