Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

“As linhas de força de um campo elétrico são normais às superfícies equipotenciais desse campo.”

Suponhamos que uma linha de força qualquer não fosse perpendicular a uma superfície equipotencial S (fig. 71). Nesse caso, como o vetor campo é tangente à linha de força, ele também não seria perpendicular à superfície, e no ponto A ele poderia ser decomposto em dois: um tangente à superfície, , outro normal à superfície . Uma carga elétrica puntiforme q colocada no ponto A ficaria então sujeita a duas forças: uma tangente à superfície, valendo

outra normal à superfície, valendo



Figura 71

A força tangente produziria um deslocamento da carga ao longo da tangente, isto é, ao longo da superfície S. Mas, como a superfície é equipotencial, isso não é possível. Logo também não é possível a decomposição do vetor em e . Isto é, não há componente tangencial desse vetor, ele é normal à superfície. E, como a linha de força é tangente a , ela também é normal à superfície.

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.