Untitled Document
       
   
 
   

O Início

No dia 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, em Württemberg, Alemanha, nasceu um dos mais importantes cientistas de todos os tempos: Albert Einstein. Seus estudos começaram por volta de 1886 na cidade de Munique. Em 1891 Einstein começou a dedicar-se à matemática, em particular o cálculo diferencial e integral.

A intenção do futuro grande físico era obter um diploma em engenharia elétrica na Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), em Zurique, Suiça. Com esse objetivo em mente, em 1895 Einstein participou de um exame para um colégio a partir do qual ele, mais tarde, poderia tentar o ingresso no famoso ETH. Einstein não foi aprovado. Ele permaneceu na escola secundária de Aarau perseguindo o mesmo objetivo, o ingresso na ETH.

Em 1896, Einstein renunciou à cidadania alemã e permaneceu sem pátria por vários anos. Somente em 1899 ele pediu a cidadania suiça, que lhe foi concedida em 1901.

Einstein prestou novo exame para a ETH e, dessa vez, teve sucesso. Em 1900 graduou-se nessa escola, obtendo o título de professor de matemática e física. No entanto, Einstein não conseguiu obter um trabalho acadêmico embora três de seus colegas da ETH, entre eles o grande matemático Marcel Grossmann, tenham sido indicados como assistentes nesse mesmo instituto. Até 1901 Einstein continuou escrevendo para diversas universidades na esperança de obter um emprego, sempre sem sucesso.

Em meados de 1901 Einstein conseguiu um trabalho temporário como professor de matemática na Escola Superior Técnica de Winterthur. Em seguida obteve um outro emprego temporário como professor em uma escola particular em Schaffhausen. Nesta época o pai de Marcel Grossmann tentou conseguir um posto para Einstein, recomendando-o ao diretor do escritório de patentes em Berna. Ele foi então admitido, temporariamente, como especialista técnico de terceira classe.

Einstein trabalhou nesse escritório de patentes de 1902 a 1906. Em 1904 seu emprego passou a ser permanente e em 1906 ele foi promovido a especialista técnico de segunda classe. Foi exatamente durante a sua permanência no escritório de patentes de Berna que Einstein desenvolveu uma grande parte de sua contribuição para a física teórica. Esses trabalhos foram escritos nos seus momento de folga no serviço.

Em 1905 Einstein obteve seu título de doutorado pela Universidade de Zurich, tendo dedicado esse trabalho ao físico Marcel Grossmann, seu amigo desde os tempos de estudos na ETH.

Voltar << | >>

   
  Untitled Document
 
Untitled Document
 

2005 - Ano Mundial da Física