Redefor

Ao longo da sua história, a Universidade de São Paulo distinguiu-se por criar e implementar iniciativas arrojadas no campo da educação humanística e científica.
Fruto de um projeto acadêmico pioneiro no Brasil, a USP preservou o ideário que a animava já na gênese, manifesto no compromisso indelével com o ensino, princípio que nutre a sua procura incessante de apurar as ações desenvolvidas. O pacto selado com a formação das novas gerações tem cultivado na instituição a propensão para absorver os desafios do tempo, compelindo-a a enfrentar e a responder as tendências do futuro. Naturalmente, uma universidade não pode se alforriar da sua missão primeva, guiada pela produção diferenciada do saber e da pesquisa, vocação superior que a estimula.

Nesse contexto, oferecer à sociedade cursos semi-presenciais, por intermédio do Programa Rede São Paulo de Formação Docente – Redefor -, encerra a conjunção dos valores que sempre alimentaram a universidade: educação aperfeiçoada; formação dos jovens; compromisso público; percepção da mudança; preservação do espírito
acadêmico. A utilização das novas tecnologias no processo educativo responde, assim, às exigências do mundo contemporâneo, tendo em vista o caráter democrático que lhe é inerente, por ultrapassar as fronteiras sociais e geográficas; ao mesmo tempo, o programa se dirige, prioritariamente, aos professores do Ensino Médio Paulista, visando aprimorar as escolas públicas estaduais, criando condições para uma transformação na qualificação dos docentes e, como decorrência, dos alunos.

No curso de tais iniciativas, se a Universidade de São Paulo expressa compassamento com o novo, exprime, sobretudo, a sua abertura para as questões candentes do momento, demonstrando os atributos mais generosos dos seus atos, quando põe à disposição de todos a sua experiência no campo da produção ampla de capacidades, da cultura, do ensino, da pesquisa. Em suma, da formação de cidadãos plenos, dotados com autonomia de julgamento, substância da existência de seres livres.

A USP oferece, dentro do “Programa Rede São Paulo de Formação Docente” (Redefor), um total de seis cursos de especialização: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências, Gestão da Escola, Gestão da Rede Pública, Gestão do Currículo para Professores Coordenadores e Sociologia.